Assinante
O Governo do Estado do Rio de Janeiro oficializou nesta quinta-feira (17), por meio de decreto publicado no Diário Oficial, a criação do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em São Gonçalo.
A nova unidade estará subordinada ao 4º Comando de Policiamento de Área (CPA) e será responsável pelas regiões das 72ª e 73ª Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISPs), retiradas da área de patrulhamento do já existente 7º BPM.
A medida integra o plano de reestruturação da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM). O decreto assinado pelo governador Cláudio Castro (PL) garante que a criação do batalhão ocorre sem aumento de efetivo nem de despesa pública, por meio de remanejamento interno e reorganização administrativa.
“Tem uma previsão de aporte de efetivo para o 1º BPM. Ainda temos várias etapas a serem concluídas. Tem todo um aparato para se fazer um batalhão caminhar sozinho. Partes administrativas sérias e importantes ainda estão sendo definidas, se não a operacional não funciona”, explicou ao jornal A Tribuna o coronel Sylvio Ricardo Ciuffo Guerra, comandante do 4º CPA, que abrange áreas de Niterói até Cabo Frio.
Segundo o coronel, a nova unidade será instalada no prédio do antigo 3º Batalhão de Infantaria (3º BI), em Venda da Cruz, onde atualmente funciona o RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), e não na estrutura da antiga unidade do Laboratório em Neves — atual sede da Corregedoria da PM.
A unidade terá, inicialmente, quatro setores de radiopatrulha, número que ainda pode ser ajustado conforme as necessidades operacionais. A ideia é dividir melhor as áreas de patrulhamento, melhorar o tempo de resposta da PM e reforçar o policiamento ostensivo nas ruas.
“O batalhão tem previsão de sair ainda este ano. Com um planejamento bem feito e executado, teremos uma melhora considerável na área de São Gonçalo”, afirmou Sylvio Ricardo.
A instalação do 1º BPM implicará uma mudança no raio de atuação do 7º BPM, que continuará sediado na cidade, mas passará a ser responsável apenas pelas 74ª e 75ª CISPs.
Plano de expansão da PM foi anunciado em 2024
A criação da unidade havia sido anunciada pelo governador Cláudio Castro em julho de 2024, como parte de um pacote de investimentos na segurança pública. Na ocasião, Castro prometeu a inauguração de três novos batalhões da Polícia Militar até o fim de 2025 — em São Gonçalo, Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) e no Jacarezinho (Zona Norte do Rio).
“A construção desses novos batalhões atende a um pleito da sociedade e integra um grande plano de investimentos que estamos fazendo na segurança pública. O que acontece nessas regiões impacta os índices criminais do estado, e os benefícios proporcionados por essas novas unidades serão para todos”, declarou Castro na época.
Distribuição do 4º CPA
Com a criação do 1º BPM, o 4º CPA, comandado pelo coronel Sylvio Ricardo, passa a reunir cinco batalhões:
O RECOM, apesar da mudança de sede, continuará atuando em apoio às unidades subordinadas ao 4º CPA, com base agora no Rio de Janeiro.
A expectativa da cúpula da Polícia Militar é de que o novo batalhão represente um avanço no combate à criminalidade em São Gonçalo — um dos municípios mais populosos e com altos índices de violência do estado.
O comando do novo batalhão, bem como os detalhes finais da estrutura organizacional, ainda serão definidos pelo comandante-geral da corporação e pelo secretário estadual de Polícia Militar.