Imagem Principal
Imagem
Novo batalhão da PM em São Gonçalo será instalado este ano no antigo 3º BI
Coronel Sylvio Ricardo garante que estrutura administrativa está em fase final de definição e prevê melhora na segurança com a nova unidade
Novo batalhão da PM em São Gonçalo será instalado este ano no antigo 3º BI
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 17 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
O 3º BI foi construído na década de 1920 - Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro oficializou nesta quinta-feira (17), por meio de decreto publicado no Diário Oficial, a criação do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em São Gonçalo.

A nova unidade estará subordinada ao 4º Comando de Policiamento de Área (CPA) e será responsável pelas regiões das 72ª e 73ª Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISPs), retiradas da área de patrulhamento do já existente 7º BPM.

A medida integra o plano de reestruturação da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM). O decreto assinado pelo governador Cláudio Castro (PL) garante que a criação do batalhão ocorre sem aumento de efetivo nem de despesa pública, por meio de remanejamento interno e reorganização administrativa.

“Tem uma previsão de aporte de efetivo para o 1º BPM. Ainda temos várias etapas a serem concluídas. Tem todo um aparato para se fazer um batalhão caminhar sozinho. Partes administrativas sérias e importantes ainda estão sendo definidas, se não a operacional não funciona”, explicou ao jornal A Tribuna o coronel Sylvio Ricardo Ciuffo Guerra, comandante do 4º CPA, que abrange áreas de Niterói até Cabo Frio.

 

Coronel Sylvio Ricardo Ciuffo Guerra, comandante do 4º CPA - Foto: Reprodução

 

Segundo o coronel, a nova unidade será instalada no prédio do antigo 3º Batalhão de Infantaria (3º BI), em Venda da Cruz, onde atualmente funciona o RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), e não na estrutura da antiga unidade do Laboratório em Neves — atual sede da Corregedoria da PM.

A unidade terá, inicialmente, quatro setores de radiopatrulha, número que ainda pode ser ajustado conforme as necessidades operacionais. A ideia é dividir melhor as áreas de patrulhamento, melhorar o tempo de resposta da PM e reforçar o policiamento ostensivo nas ruas.

“O batalhão tem previsão de sair ainda este ano. Com um planejamento bem feito e executado, teremos uma melhora considerável na área de São Gonçalo”, afirmou Sylvio Ricardo.

A instalação do 1º BPM implicará uma mudança no raio de atuação do 7º BPM, que continuará sediado na cidade, mas passará a ser responsável apenas pelas 74ª e 75ª CISPs.

 

Imagem: DO do Estado do RJ

 

Plano de expansão da PM foi anunciado em 2024

A criação da unidade havia sido anunciada pelo governador Cláudio Castro em julho de 2024, como parte de um pacote de investimentos na segurança pública. Na ocasião, Castro prometeu a inauguração de três novos batalhões da Polícia Militar até o fim de 2025 — em São Gonçalo, Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) e no Jacarezinho (Zona Norte do Rio).

“A construção desses novos batalhões atende a um pleito da sociedade e integra um grande plano de investimentos que estamos fazendo na segurança pública. O que acontece nessas regiões impacta os índices criminais do estado, e os benefícios proporcionados por essas novas unidades serão para todos”, declarou Castro na época.

 

Distribuição do 4º CPA

Com a criação do 1º BPM, o 4º CPA, comandado pelo coronel Sylvio Ricardo, passa a reunir cinco batalhões:

  • 1º BPM – São Gonçalo (área da 72ª e 73ª CISP)
  • 7º BPM – São Gonçalo (74ª e 75ª CISP)
  • 12º BPM – Niterói
  • 25º BPM – Cabo Frio
  • 35º BPM – Itaboraí

 

7º BPM passará a ser responsável apenas pelas 74ª e 75ª CISPs - Foto: Reprodução

 

 

O RECOM, apesar da mudança de sede, continuará atuando em apoio às unidades subordinadas ao 4º CPA, com base agora no Rio de Janeiro.

A expectativa da cúpula da Polícia Militar é de que o novo batalhão represente um avanço no combate à criminalidade em São Gonçalo — um dos municípios mais populosos e com altos índices de violência do estado.

O comando do novo batalhão, bem como os detalhes finais da estrutura organizacional, ainda serão definidos pelo comandante-geral da corporação e pelo secretário estadual de Polícia Militar.

 

Antigo 3º Batalhão de Infantaria, localizado em Venda da Cruz - Foto: Divulgação

Relacionadas