Imagem Principal
Imagem
Niterói tem redução de letalidade e roubos após ações do 12º BPM em julho
Comando destaca integração e uso de tecnologia para atingir metas do ISP
Niterói tem redução de letalidade e roubos após ações do 12º BPM em julho
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 02 de agosto de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Mauro Touguinhó / A Tribuna

O mês de julho de 2025 marcou um avanço expressivo no combate à criminalidade em Niterói. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), levantados via plataforma "ISP Geo", a cidade apresentou queda nos principais indicadores de violência em relação ao mesmo período do ano passado. 

Pela primeira vez no ano, a 12ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP 12), que abrange Niterói e Maricá, cumpriu as metas em todos os quatro indicadores estratégicos do ISP.

Segundo o levantamento divulgado pelo 12º Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo coronel Leonardo de Oliveira, Niterói registrou os seguintes índices de redução:

Letalidade violenta: queda de 55%

Roubo de veículos: redução de 19%, com 17 casos registrados

Roubos de rua: redução de 27%, totalizando 70 ocorrências

Roubo de carga: meta alcançada com apenas 1 registro

Já no recorte da AISP 12, que inclui também o município de Maricá, os resultados também foram positivos. Houve redução de 58% nas letalidades violentas, 8% nos roubos de veículos e 26% nos roubos de rua. O roubo de carga também atingiu a meta estipulada para a região.

 

 

O comandante do 12º BPM atribui os resultados a uma atuação coordenada, baseada em inteligência, uso de tecnologia e integração entre as forças de segurança.

“Estamos trabalhando com total integração com as demais forças de segurança que atuam no município", destacou o coronel Leonardo de Oliveira. "Fazemos reuniões semanais para identificar rapidamente as prioridades do município e assim aplicar os nossos recursos com mais eficácia na redução dos crimes.”

Além da cooperação com as delegacias da Polícia Civil, o batalhão também atua em conjunto com a Guarda Municipal e a Operação Segurança Presente. O policiamento ostensivo foi reforçado em pontos estratégicos, assim como o uso de monitoramento eletrônico e equipes veladas para repressão qualificada e prisões de criminosos reincidentes ou ligados a quadrilhas especializadas.

Segundo o comandante, o emprego de tecnologia e a escuta ativa da população são pilares fundamentais para os resultados alcançados: “A tecnologia e a comunicação aberta com a população têm sido fatores fundamentais para o nosso planejamento operacional”, completou Leonardo de Oliveira.

Diferente dos três primeiros meses do ano, julho apresentou uma inflexão importante na curva de roubos de rua, reforçando a eficácia das medidas adotadas. As ações vêm sendo ajustadas continuamente com base nos dados atualizados e nas demandas apresentadas pela população.

Com os novos resultados, o 12º BPM reforça seu compromisso com a segurança dos moradores de Niterói e Maricá e segue atuando para manter a tendência de queda nos índices criminais da região.

Relacionadas