Imagem Principal
Imagem
Niterói: Roubo de rua diminui, mas de carga aumenta
Reunião do conselho comunitário de segurança debateu diversos temas
Niterói: Roubo de rua diminui, mas de carga aumenta
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 09 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Pedro Menezes

Na manhã desta quarta-feira (9) foi realizada mais uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói. Entre diversas pautas que foram abordadas, destaca-se a segurança no período eleitoral.

O presidente do conselho, Francis Leonardo, destacou que, infelizmente, ocorreram dezenas de casos de boca de urna, como em praticamente todas as eleições anteriores. 

Francis ressaltou que, para inibir essa prática, o 12°BPM deveria ter um efetivo maior, e que os policiais fizeram tudo que foi possível, no entanto, há um "cobertor curto" no município.

O Comandante do 12°BPM, Leonardo Oliveira, ressaltou que, em todas as seções eleitorais havia pelo menos um policial, e dependendo do número de eleitores, esse efetivo aumentava.

O coronel aproveitou para fazer uma exaltação ao conselho.

"Sou fã desse espaço democrático. O nosso batalhão estará sempre de portas abertas. 

Nessa semana, por exemplo, teremos uma reunião com o sindicato das escolas particulares. Queremos saber o que a população quer da polícia", disse Leonardo Oliveira.

Roubo de rua diminui, mas de carro aumenta

Entre os dados apresentados, há bons números, e números que deixam a população ressabiada. 

Do lado positivo, o roubo de rua apresentou seu menor índice no mês de setembro desde o início da série histórica. 

Foram 105 casos no mês de setembro. Além disso, é uma diminuição na comparação com o mês de agosto, onde foram registrados 107 casos.

Já os roubos de veículo dispararam: foram 61 casos em setembro, um aumento de 239% na comparação com o mesmo mês de 2023, quando foram registrados 18 casos.

Também aconteceu um aumento de casos de roubo de carga. No total, foram 10 casos. Vale ressaltar, que, durante vários meses de 2024, esse índice permaneceu zerado. 

O coronel Leonardo Oliveira falou sobre os números.

"Houve um grande aumento, mas as forças de segurança têm prestado grande colaboração para que a gente consiga diminuir esses, principalmente, dois indicadores, que é o roubo de veículos e o roubo de carga. 

"Nós fazemos operações até muitas vezes na área de São Gonçalo visando proteger Niterói, ali na região de Rio do Ouro, aqui no Barreto, no Fonseca, para que realmente não tenha os números maiores", afirmou o comandante.

Outros números positivos foram a redução da letalidade violenta em 30% em relação ao mesmo período do ano anterior (7 mortes). 

No roubo a residência, a cidade também teve o melhor resultado para o mês de setembro desde o início da série histórica, com apenas dois casos.

Outros números em geral são: roubo de celular, com aumento de 25% (de 24 para 30) e o furto de bicicleta, com aumento de 15% (de 34 para 39). 

Também estiveram presentes na reunião o Dr. Eliezer Lourenço Costa (79°DP), o Dr. Luiz Henrique Pereira (76°DP), o Dr. Vilson de Almeida Silva (77°DP), e o Dr. Deoclécio de Assis Filho (81°DP).

Relacionadas