Imagem Principal
Imagem
Niterói realizará consulta para a criação de Unidade de Conservação
Parque Natural Municipal de Pendotiba consolidará a cidade como referência em conservação da Mata Atlântica e gestão ambiental
Niterói realizará consulta para a criação de Unidade de Conservação
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 14 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Parque Natural Municipal de Pendotiba pode virar Unidade de Conservação (Fotos: Divulgação)

Niterói, com 56% do território já protegido por legislações ambientais municipais, está prestes a expandir ainda mais a área protegida. Com uma extensão de 133,757 km², o município possui 66.878,5 hectares sob proteção e se prepara para criar mais 87 hectares de área preservada, com a 11ª Unidade de Conservação Municipal, localizada na Região de Pendotiba.

A Prefeitura de Niterói destaca a importância da participação popular neste processo. Na próxima quinta-feira (17), às 17h30, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade realizará uma consulta pública no auditório do IFRJ Campus Niterói, permitindo que os moradores contribuam com sugestões e acompanhem os próximos passos da criação do novo parque. O estudo técnico para a criação do Parque de Pendotiba pode ser solicitado pelo e-mail: [email protected].

Parque Natural Municipal de Pendotiba

A área, composta por dois importantes fragmentos de Mata Atlântica nos bairros Sapê e Matapaca, conecta o Parque Estadual da Serra da Tiririca, a Reserva Ecológica Darcy Ribeiro e a APA Morros da Guanabara, fortalecendo a preservação da biodiversidade e a conectividade ambiental em Niterói.

A criação do parque segue as diretrizes do Plano Diretor de Niterói (Lei Municipal nº 3385/2019) e do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). A área abriga sete espécies vegetais ameaçadas de extinção e será destinada ao ecoturismo, educação ambiental e pesquisas científicas. A visitação pública será permitida após a conclusão das etapas de participação da comunidade sobre essas atividades.

Em setembro, a Prefeitura de Niterói deu mais um passo na preservação das unidades de conservação. A Secretaria de Meio Ambiente aprovou o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Água Escondida e assinou o Termo de Referência para a contratação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Morro do Morcego Dora Negreiros, em Jurujuba. O objetivo é usar esse documento técnico para estabelecer o zoneamento e as normas de uso e manejo da área, cumprindo os critérios estabelecidos na criação da Unidade de Conservação (UC).

Relacionadas