Imagem Principal
Imagem
Morre em Niterói, o cantor e compositor Edinho Mendes
O sambista foi a voz por muitos anos da Banda do Clube Central, em Icaraí
Morre em Niterói, o cantor e compositor Edinho Mendes
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 14 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram

Morreu neste final de semana o cantor e compositor Edinho Mendes. Ele marcou história ao comandar por mais de 20 anos a Banda do Central, que agitou o carnaval da cidade.

Nascido e criado no Barreto, Mendes começou sua carreira aos 15 anos, no extinto Bloco do Zorro.

“Fiz um samba para o bloco e o inscrevi na disputa. Na hora da apresentação, fiquei tão nervoso que não consegui cantar, meus amigos tiveram que fazê-lo por mim. Mas acabei sendo vencedor e cantei o samba com o bloco no desfile da Avenida Rio Branco, no Rio. Nessa época, o Barreto era o grande point do carnaval em Niterói. Havia no bairro vários clubes, e cada um deles tinha um bloco. Acho que essa atmosfera na qual eu fui criado foi minha grande inspiração.”, revelou em entrevista de 2012.

Dois anos depois, Mendes recebeu um convite do então presidente da Viradouro, Albano Ferreira de Mattos, para cantar na escola. Aos 20 anos, o compositor foi para a extinta escola de São Carlos (hoje Estácio de Sá), onde cantou com Elza Soares. O currículo do sambista inclui ainda passagens pela Vila Isabel e pela Porto da Pedra.

Edinho foi homenageado este ano pelo Clube Central durante as celebrações dos 50 anos de existência da Banda do Central. Ele foi autor do hino da Banda do Central, sendo parte importante da história e da cultura de Niterói.

Mas ele não era apenas cantor e compositor, era um verdadeiro apoiador do Carnaval, se envolvendo em todo o processo de construção dos desfiles e blocos, contribuindo assim com sua experiência e conhecimento para que os projetos saíssem do papel e a alegria chegasse de fato nas ruas da cidade. Edinho foi também fundador do Bloco Bola Branca.

O sepultamento acontecerá na Confraria Nossa Senhora da Conceição, no Barreto e sepultamento às 16h. 

Relacionadas