Imagem Principal
Imagem
Tom Zé faz show especial no Circo Voador
O artista é considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira
Tom Zé faz show especial no Circo Voador
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 11 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

O grande mestre a casa torna! O multiartista Tom Zé fará um show especial no Circo Voador. Neste sábado, 12 de julho, o artista passeia por clássicos de quase 60 anos de estrada em um show que promete ser um verdadeiro acontecimento. Antes e depois do show, DJ Lencinho entrega sets absolutamente sensacionais. Abertura dos portões é às 20h.

São mais de 15 shows no Circo e o artista baiano segue em toda sua carreira experimentando linguagens, estéticas e poesias. Definitivamente, está entre os maiores da sua geração e é, constantemente, reverenciado pela juventude artística, acadêmica e frequentadora de shows.

Antônio José Santana Martins, conhecido como Tom Zé é um compositor, cantor, arranjador e jardineiro brasileiro. É considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália nos anos 1960 e se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil.

Em 27 de setembro de 2022, Tom Zé foi eleito para ocupar a cadeira 33 da Academia Paulista de Letras, sucedendo a Jô Soares, morto em agosto do mesmo ano.

Em 1968, leva o primeiro lugar no IV Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, com a canção "São Paulo, Meu Amor".

Tom Zé foi de grande importância para a construção do movimento. Inclusive, chegou a dar aulas de música para Moraes Moreira, que viria a formar a banda Novos Baianos.

Como é notável no seu disco de 1968, "Grande Liquidação", Tom Zé carregava fortes traços tropicalistas em suas canções e era também um dos expoentes do movimento, tendo inclusive participado do disco "Tropicália ou Panis et Circensis". Porém, por desencontros e desentendimentos, acabou se afastando do tropicalismo, de onde sua imagem foi sendo aos poucos apagada. Tom Zé chegou a ser chamado de "Trótski do tropicalismo", em referência ao marxista cuja participação na Revolução Russa foi apagada durante o governo stalinista.

Passou a década de 1970 e 1980 avançando ainda mais seu pop experimental em álbuns relativamente herméticos, sem atrair a atenção do grande público. No final dos anos 1980, é "descoberto" pelo músico David Byrne (ex-Talking Heads), em uma visita ao Rio de Janeiro, que lança sua obra nos Estados Unidos, para grande sucesso de crítica. Lentamente sua carreira vai se recuperando e Tom Zé passa a atrair plateias da Europa, Estados Unidos e Brasil, especialmente após o lançamento do álbum Com Defeito de Fabricação, em 1998 (eleito um dos dez melhores álbuns do ano pelo The New York Times). Tom Zé compôs, na década de 1990, música para balés do Grupo Corpo.

Em 2006 foi lançado o filme Fabricando Tom Zé, um documentário de Décio Matos Jr, sobre a vida e obra do músico.

Serviço:

TOM ZÉ

E mais: DJ Lencinho

Data: Sábado, 12 de julho de 2025

 

Local: Rua dos Arcos, s/nº – Lapa

 

ABERTURA DOS PORTÕES 20h

INGRESSOS A PARTIR DE

R$ 80 (meia-entrada para estudantes, menores de 21 anos, pessoas com deficiência e maiores

de 60 anos)

R$ 160 (inteira)

Classificação: 18 anos (14 a 17 anos somente acompanhados pelos responsáveis)


VENDAS

Eventim: (https://www.eventim.com.br/artist/circo-voador/tom-ze-no-circo-voador-3924351/)

Bilheteria do Circo: sempre 2h antes da abertura dos portões.

Relacionadas