Assinante
Lembra do caso da grávida de taubaté? Aconteceu o mesmo caso versão Cabo Frio. Uma mulher teria passado por um procedimento de cesárea sem estar grávida, no Hospital da Mulher. A situação repercutiu após os médicos constatarem, durante o procedimento, que não havia bebês - apesar da paciente afirmar que estava em trabalho de parto de gêmeos e apresentar exames pré-natais.
A avó paterna chegou a procurar a delegacia no último sábado (22), para registrar um boletim de ocorrência após a farsa ser revelada. A falsa mãe fez um teste de farmácia e outros exames no ano passado, que supostamente teriam dado positivo. Com isso, a família passou a acompanhar a gestação, que, inicialmente, seria de apenas um bebê, mas depois a moça passou a dizer e mostrar com falsos exames, que se tratava de duas crianças, segundo relato da avó a um jornal carioca.
Em nota enviada a imprensa, a prefeitura de Cabo Frio informou que afastou das funções o médico responsável pelo atendimento e procedimento. Além disso foi instaurado um processo administrativo para apurar os fatos.
A pasta classificou o caso como grave e destacou que a paciente apresentou exames que apontavam para uma gestação, o que exigiria ainda mais atenção por parte da equipe médica.“A paciente relatava uma gravidez e portava exames pré-natais, o que torna ainda mais grave qualquer falha no atendimento. Independentemente da situação, é dever de todo profissional da saúde seguir com rigor as normas, condutas e protocolos estabelecidos e orientados pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio”, diz a nota.
O município também afirmou que prestará apoio à família da paciente e garantiu que buscará responsabilizações.