Imagem Principal
Imagem
Governo do Rio antecipa vacinação contra a gripe
Imunizantes começam a ser aplicados na próxima quarta-feira (2)
Governo do Rio antecipa vacinação contra a gripe
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 27 de março de 2025FacebookTwitterInstagram
Mais de sete milhões de pessoas podem ser vacinadas no estado (Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) anunciou, nesta quinta-feira (27), o início antecipado da estratégia de imunização contra a gripe (influenza). A aplicação das vacinas começa na próxima quarta-feira (2).

Também nesta quinta-feira, foi disponibilizada a primeira remessa de 492 mil doses, aos 92 municípios do estado, que, a partir daí, podem retirar os frascos e iniciar as ações de vacinação. Ao todo, mais de 7 milhões de pessoas podem ser imunizadas contra o vírus, este ano.

Em contato com a reportagem, a SES-RJ informou que foram destinadas 17.290 doses para Niterói, 26.570 para São Gonçalo, 5.130 para Maricá, 6.160 para Itaboraí e 1.860 para Rio Bonito. A pasta ressaltou que a quantidade destinada a cada município segue as orientações do Ministério da Saúde e é proporcional à população que se enquadra no público-alvo da estratégia de vacinação. 

Na última segunda-feira (24), A Tribuna noticiou que o Governo Federal disponibilizou 35 milhões de doses para as regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

A vacina contra a gripe (Foto: Walterson Rosa/MS)

A vacina contém o imunizante contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B. O público prioritário inclui gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, de forças de segurança e resgate, além de indígenas e quilombolas.

Para se imunizar, basta ir a uma unidade básica de saúde e solicitar a vacina. Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes do imunizante, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e da síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir as orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

A gripe é uma doença respiratória de transmissão aérea. Em casos mais graves, pode levar ao óbito, por isso a definição dos grupos prioritários para a vacinação.

Relacionadas