Assinante
Maricá é o primeiro município do Brasil a participar oficialmente da Feira Internacional de Luanda (FILDA) - maior evento multissetorial de negócios de Angola e um dos mais tradicionais da África - que celebra 40 anos de existência em 2025. A participação acontece em um ano simbólico: o cinquentenário da Independência de Angola, que teve o Brasil como o primeiro a reconhecer sua soberania. Como reconhecimento dessa histórica irmandade, o país será convidado de honra da edição comemorativa da feira, que acontece até o próximo domingo (27), na capital angolana.
Com um estande próprio, Maricá apresenta ao público africano seu potencial turístico e econômico. Como destaque cultural, a cantora e compositora Jô Borges, referência da música popular local, que se apresenta em diferentes palcos da feira.
A delegação oficial de Maricá é composta por representantes da Secretaria de Indústria, Turismo, Comércio e Mercado Interno; da Secretaria de Relações Internacionais e da Secretaria de Cultura, além de técnicos e parceiros institucionais. Durante o evento, a comitiva participa de encontros com autoridades do governo angolano, agentes de negócios, investidores e distribuidores interessados em produtos e projetos da cidade.
A presença do município na FILDA 2025 integra a estratégia de internacionalização da cidade, fortalecendo sua imagem no exterior e abrindo caminhos para parcerias com países lusófonos e mercados emergentes conectados à diáspora africana.