Imagem Principal
Imagem
Maior pomar urbano do Brasil ganha forma em Niterói
Entre as espécies que estão sendo plantadas estão araçás, pitangas, uvaias, cereja da mata, cajus, entre outros
Maior pomar urbano do Brasil ganha forma em Niterói
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 22 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

O maior pomar do Brasil começa a ganhar forma em Niterói. Estão sendo plantadas cerca de 5 mil mudas de árvores frutíferas de restingas de Mata Atlântica no Parque Orla Piratininga (POP), na Região Oceânica.

O trabalho começou há cinco meses. A previsão de conclusão é em setembro. No total, serão 11 km de árvores frutíferas e mais de 5 mil mudas de espécies nativas.

Entre as espécies que estão sendo plantadas estão araçás, pitangas, uvaias, cereja da mata, cajus, grumixamas, pimenta branca, jerivas e outras nativas.

"O Parque Orla Piratininga é um projeto ambiental incrível. Em muito pouco tempo vamos estar colhendo fruta no pé e curtindo esse espaço lindo", disse o diretor de arborização da Seconser, o biólogo Alexandre Moraes.

Alexandre explicou que toda a vegetação oportunista que prejudicava os lagos do parque foi substituída por uma vegetação agregada ao local.

"Depois da obra, percebemos que não havia uma vegetação agregada a essa área do parque  apenas vegetação nativa de borda de lagoa. Por isso, bolamos esse pomar do Parque Orla de Piratininga. Ele vai resgatar para essa área espécies frutíferas de Mata Atlântica, uma quantidade de vegetação significativa no local", explicou.

O biólogo disse que tudo está sendo feito em adequação ao mobiliário público para que as pessoas possam visita e que a cidade conta com outros pomares urbanos, como na própria Piratininga, em Charitas, Jurujuba e São Francisco.
Por fim, acrescentou ainda que toda a parte triturada das destocas de raízes da cidade estão sendo utilizadas como adubação orgânica do pomar do POP.

Relacionadas