Imagem Principal
Imagem
Luiz Cesio Caetano toma posse na Firjan
Evento teve a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin
Luiz Cesio Caetano toma posse na Firjan
Foto do autor Anderson Carvalho Anderson Carvalho
Por: Anderson Carvalho Data da Publicação: 14 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Anderson Carvalho

Com o desafio de fazer voltar a crescer a indústria fluminense, o empresário Luiz Césio Caetano assumiu na tarde desta segunda-feira, 14, a presidência da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Ele elegeu, entre os principais obstáculos, a violência urbana e a pirataria, que ele chamou de "Brasil ilegal'. Entre as autoridades presentes, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O mandato de Luiz Césio vai até 2028. O evento ocorreu na casa de espetáculos Vivo Rio, no Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio.


"O país tem perdas de meio trilhão de reais por ano em 16 segmentos, Esta perda que o país tem com contrabando, desvio de energia, perda de arrecadação de impostos. E é por isso que nós provocamos a CNI (Confederação Nacional da Indústria) para criar um grupo de trabalho para que a gente possa planejar ações para o combate ao Brasil. É possível vencer este obstáculo ao avanço econômico e social com ações coordenadas que reúnem os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em comunhão com os níveis federal, estaduais e municipais”, observou. 

Segundo ele, o estado do Rio precisa avançar na questão da segurança pública. "Temos mapeado a questão do roubo de carga, a questão dos assaltos e isso tem que ser um movimento das instituições e da sociedade, junto às autoridades, para que as medidas cabíveis que nós estamos aqui dispostos a discutir, possam ser implementadas”, disse.

Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin: ações para fortalecer a indústria fluminense/Foto: Anderson Carvalho

Em seu discurso, Alckmin informou que o governo federal trabalha para fortalecer a indústria. “Nós estamos trabalhando para estimular a indústria de máquinas, equipamentos e a renovação do parque fabril. Estive hoje com o presidente do BNDES, Jair Cadete e está sendo lançado em questão de semanas o LCD, letra de crédito de desenvolvimento. Talvez possa chegar a um e meio por cento de crédito. Enfim, um conjunto de medidas e a mais importante, a reforma tributária. Estudos do IPEA mostram que a reforma pode fazer o PIB crescer em 12%.”.

Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira deixa o cargo após nove mandatos/Foto: Marcelo Martins/Firjan

Luiz Césio sucederá Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, que ficou nove mandatos no cargo. Também foi empossada a diretoria da Firjan e a do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), cujo presidente também é Luiz Césio.. Ele exerceu a presidência do Conselho Regional no Leste Fluminense, em Niterói, de 2005 até 2021. De 2016 a 2020, presidiu o Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da Firjan.

Relacionadas