Assinante
O ex-jogador de futebol Daniel Alves foi absolvido pela Justiça da Espanha nesta sexta-feira (28) da condenação por estupro.
O Tribunal Superior da Catalunha decidiu anular a sentença que havia condenado Alves a 4 anos e 6 meses por ter estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, na Espanha, no dia 30 de Dezembro de 2022, após a Copa do Mundo do Catar.
Em fevereiro do ano passado, o ex-jogador da seleção brasileira havia sido sentenciado a 4 anos e 6 meses de prisão pelo Tribunal de Barcelona por "agressão sexual", um crime que na Espanha é equivalente ao que é considerado o estupro no Brasil.
Agora, em decisão que anula o veredito, o tribunal superior catalão disse que o depoimento da suposta vítima não era confiável ao se referir a fatos que poderiam ser verificados objetivamente por meio de gravações de vídeo. Os juízes argumentaram que, pelas inconsistências, também não podem aceitar a hipótese da acusação como provada e com isso não haveria como, apenas com o depoimento da vítima, decidir se houve ou não consentimento.
Alves já tinha sido solto da prisão no ano passado sob fiança de 1 milhão de euros (R$ 6,2 milhões) enquanto aguarda o resultado de seu recurso. Agora ele pode deixar o país, já que o tribunal de apelações suspendeu todas as restrições de viagem.
Ainda cabe recurso da decisão perante a Suprema Corte da Espanha.