Assinante
Entrar
Cadastre-se
O prefeito de Rio Bonito, Marcos Abrahão (União Brasil), anunciou mudanças na gestão do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Um decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (3) mantém a intervenção municipal no hospital e nomeia Luis Henrique Mendonça Valente como o novo interventor da unidade.
A decisão foi tomada após a nova administração identificar algo que denominou como "falta de transparência durante a transição de governo", especialmente em relação à gestão anterior do hospital.
Segundo o decreto, houve alterações ilegais no estatuto do HRDV, que excluíram o quadro associativo sem a realização de assembleias, gerando preocupações sobre a continuidade e qualidade dos serviços prestados.
O HRDV, que desde 2021 está sob intervenção municipal, continuará integrado à rede pública de saúde do município. O objetivo, segundo o prefeito, é garantir que os serviços essenciais de saúde à população não sejam interrompidos.
Entre as responsabilidades atribuídas ao novo interventor estão a supervisão das finanças, a melhoria dos serviços de saúde, a contratação de pessoal e a realização de auditorias para apurar possíveis irregularidades da gestão anterior. Além disso, Valente deverá apresentar relatórios mensais detalhados à Prefeitura, ao Ministério Público e ao Conselho Municipal de Saúde.
Com o decreto, o governo municipal também anulou uma alteração no estatuto social do hospital feita pela antiga gestão da intervenção, considerada ilegal.
Relembre o caso:
Em dezembro, o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) anunciou o fechamento do pronto-socorro devido à falta de recursos, atribuindo a decisão ao atraso no pagamento de valores pactuados pela Prefeitura de Rio Bonito. Segundo o hospital, não haviam sido transferidos recursos próprios nem dois meses do montante acordado em junho deste ano.
Em resposta, a Prefeitura afirmou ter realizado os repasses necessários em dezembro, totalizando R$ 3.364.560,51. Esse valor incluiu um bloqueio judicial e transferências realizadas conforme os Decretos nº 496/2024 e 544/2024.
O antigo prefeito, Leandro Peixe (Solidariedade), anunciou a retomada dos atendimentos de urgência e emergência na unidade. O serviço, essencial para a população, voltou a funcionar antes do fim de 2024, com os insumos reabastecidos e a estrutura preparada para atender casos críticos. O interventor anterior era o Dr. Thelson Barros.