Imagem Principal
Imagem
Centro de Trauma em Araruama agiliza atendimento e salva vidas
HERC atende 659 pacientes em dezembro e reduz deslocamentos na Região dos Lagos
Centro de Trauma em Araruama agiliza atendimento e salva vidas
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 03 de janeiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Secretaria Estadual de Saúde

O Centro de Trauma do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, atendeu 659 pacientes em dezembro, apenas oito meses após sua inauguração. A unidade reduziu em até três horas o tempo de acesso ao atendimento especializado, evitando que moradores da Região dos Lagos precisem se deslocar para hospitais em São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.

Segundo o diretor do HERC, Mário Jorge Espinhara, o tempo de resposta é crucial para pacientes politraumatizados, especialmente nos primeiros minutos após o acidente. “O projeto está cumprindo sua missão ao atender nove municípios da região”, afirmou.

Entre os casos tratados no Centro de Trauma estão afogamentos, queimaduras, choques elétricos, acidentes de trânsito, perfurações por armas brancas e de fogo. Durante o verão, o número de atendimentos cresce devido ao aumento de turistas – cerca de dois milhões visitam a região nesta época.

O Governo do Estado investiu mais de R$ 2,6 milhões na implantação do Centro, ampliando os leitos de terapia intensiva de nove para 16 e aumentando a capacidade mensal de atendimentos de 1.400 para 2.000. A equipe hospitalar também foi reforçada, com um crescimento de 20% no quadro de funcionários.

A unidade, equipada com tecnologia de ponta, atende emergências encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros, equipes paramédicas e a central de regulação. A estrutura estratégica beneficia uma das regiões turísticas mais movimentadas do estado, cortada por importantes rodovias.

Relacionadas