Imagem Principal
Imagem
Governo do Rio abre renovação de matrículas da rede de ensino para 2025
Cadastro destinado aos alunos que desejam permanecer no mesmo curso e turno vai até o dia 7 de novembro
Governo do Rio abre renovação de matrículas da rede de ensino para 2025
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 01 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Colégio Estadual Raul Vidal, em Niterói (Fotos: Divulgação)

O Governo do Rio de Janeiro abriu, na sexta-feira (1), o período de renovação de matrículas coordenado pela Secretaria de Estado de Educação. Os interessados em seguir nas escolas da rede estadual de ensino, em 2025, devem fazer o cadastro através do site Matrícula Fácil, verificando a oferta de unidades, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na unidade escolar.

A novidade é que a rede estadual do Rio de Janeiro ampliará sua capacidade de atendimento ao Ensino Médio já no próximo ano letivo. Ao todo, são mais de 1,2 mil unidades escolares, com oportunidades para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Cívico-militares, Interculturais, de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.

As iniciativas para a ampliação da rede física escolar proporcionarão um aumento de até 20 mil vagas para estudantes em unidades escolares que funcionarão, sobretudo, nos períodos da manhã, tarde e também com oferta de vagas no vespertino diferenciado na capital.

Colégio Estadual Hilário Ribeiro, em Niterói

Nesta primeira etapa, a inscrição será destinada aos alunos das unidades escolares que desejam permanecer no mesmo colégio, mesmo curso e turno, no ano letivo de 2025. O processo de renovação de matrícula ocorrerá exclusivamente de forma on-line, até o dia 7 de novembro.  

Caso o responsável ou o aluno não tenha internet, poderá comparecer à unidade escolar mais próxima para realizar a renovação.

A primeira fase desta expansão, com a abertura de aproximadamente 9 mil novas vagas, acontecerá no processo de matrícula, que terá início em novembro. As demais vagas serão disponibilizadas no ano letivo de 2026.

A partir do dia 8, às 8h, o cadastro poderá ser feito por estudantes da rede estadual que desejam solicitar a mudança de curso, turno ou curso e turno, e estará condicionado à disponibilidade de vaga no momento da renovação.

Colégio Estadual Aurelino Leal, em Niterói

Para os novos alunos, a inscrição será no período de 14 de novembro (a partir das 8h) a 6 de dezembro. Esta etapa atenderá alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. Os interessados também deverão acessar o site Matrícula Fácil e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola. 

O candidato poderá escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter no mínimo três opções e no máximo oito, na combinação de escola/curso/série/turno.

Nesta primeira fase da matrícula, os estudantes são alocados obedecendo uma ordem de critérios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente:

1º - Preferência à pessoa com deficiência; 2º - Preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; 3º - Permanência na Rede Pública de Ensino; 4º - Preferência de irmãos na mesma unidade escolar; 5º - Proximidade da residência; 6º - Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

O resultado da alocação da Primeira Fase da Matrícula (Pré-Matrícula) será divulgado nos sites Seeduc e Matrícula Fácil, a partir do dia 18/12/2024. O candidato poderá realizar a consulta individual do resultado da alocação no próprio site da matrícula, selecionando a opção “Consulte a sua Inscrição”. 

O responsável – ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 17 a 23 de janeiro de 2025, e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula na escola onde o candidato for alocado.

Relacionadas