Imagem Principal
Imagem
Governo apresenta novo Padrão Digital, para facilitar o acesso
A nova versão do padrão visa tornar plataformas e sistemas governamentais mais acessíveis aos cidadãos
Governo apresenta novo Padrão Digital, para facilitar o acesso
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 10 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Novo padrão visa trazer mais inclusão aos cidadãos (Foto: RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta quinta-feira (10), a nova versão do Padrão Digital de Governo (Design System 4.0). O lançamento foi uma parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e o Serpro.

Esse padrão é utilizado nos portais governamentais e também na transformação ou criação de serviços públicos digitais com o objetivo de simplificar e tornar mais intuitivo o uso das plataformas e sistemas governamentais.

“Estabelecer um padrão é importante para que as pessoas tenham facilidade ao navegar ou procurar informações sobre serviços públicos em portais do governo, sem perder tempo durante essa busca (...) Essa padronização deve ser seguida por designers e desenvolvedores, é fundamental que a gente simplifique, que esteja focado no cidadão”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

O Design System é uma coleção de padrões reutilizáveis e componentes guiados por padrões claros, que são usados para garantir a consistência e a eficiência de um produto ou serviço em múltiplas plataformas e dispositivos. Com a implantação deste novo padrão de governo digital, o governo tem a expectativa de que todas as pessoas, ao acessarem um portal ou sistema do governo, encontrem uma interface intuitiva, familiar e simples, o que gera confiança e torna o governo digital mais eficaz e acessível.

“O foco deve ser no cidadão, mesmo que não seja brasileiro, mas que está ali no GOV.BR procurando as informações, procurando todo o serviço para poder executar alguma ação ligada à cidadania dele, ligada à conexão dele com o governo”, explicou a secretária de Estratégia e Redes da Secom/PR, Brunna Rosa.

A adoção do Padrão Digital do Governo é obrigatória para todos os órgãos e entidades do Governo Federal, conforme o estabelecido na Portaria MCOM 540/2020. Já para estados e municípios, o novo padrão pode servir como referência, justamente para simplificar para os usuários dos serviços públicos.

O novo padrão é alinhado com o que há de mais contemporâneo sobre o conhecimento de interfaces em governo digital para garantir maior qualidade e performance dos serviços públicos.

“O uso do software busca proporcionar novas experiências de qualidade para todos os cidadãos. Trazer mais acessibilidade é um compromisso que nós temos para poder conseguir fazer a inclusão digital”, afirmou o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

Relacionadas