Assinante
A busca pelo tetracampeonato da Libertadores do Flamengo começa nesta quinta-feira (3). A equipe vai até San Cristóbal, na Venezuela, para enfrentar o Deportivo Táchira, pela primeira rodada do Grupo C da principal competição continental da América do Sul. A bola rola às 21h30 no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo.
Porém, para a primeira partida em busca da Glória Eterna será de dor de cabeça, pelo menos na hora da escalação. Para o jogo, o Flamengo vai ter cinco desfalques, sem contar os atletas que ainda não atuaram este ano (Pedro e Viña). Wesley, Plata, Gerson, Arrascaeta e Danilo nem viajaram para a Venezuela.
O zagueiro Danilo não atua desde o dia 22 de fevereiro, na última rodada da Taça Guanabara, uma vitória de 5 a 0 sobre o Maricá. Desde então, o jogador apresentou incômodos na coxa, que o fez ser desconvocado da seleção brasileira. Na semana passada, o departamento médico do Flamengo detectou uma lesão no local.
Já o camisa 10 Arrascaeta se lesionou na partida do Uruguai contra a Argentina, no dia 21 de março. Ele foi cortado da seleção e segue tratamento no Flamengo, onde não jogou a estreia do Brasileiro, no último sábado (29), contra o Internacional.
Outro que não atuou na estreia do Brasileiro e vai repetir a dose na Libertadores é o capitão Gerson. O camisa 8 foi cortado da seleção brasileira após sentir um desconforto na partida contra a Colômbia, mas nenhuma lesão foi detectada. Porém, o Flamengo preferiu poupar o atleta no começo da maratona de jogos.
Os três seguem o planejamento estabelecido de recuperação e farão trabalhos diários no CT George Helal.
As surpresas na lista de desfalcados são o lateral direito Wesley e o atacante Gonzalo Plata, uma vez que ambos atuaram contra o Internacional no último sábado (29). Segundo o clube, ambos apresentaram desgaste físico após a Data-Fifa e foram vetados de viajar para a Venezuela.
Comandando o Flamengo pela primeira vez na Libertadores, Filipe Luís busca se tornar apenas a nona pessoa a conquistar a Glória Eterna como treinador e jogador, além de virar o segundo brasileiro a conseguir o feito.
O Flamengo busca a sua primeira vitória na estreia da Libertadores desde 2022. Em 2023 e 2024, o clube já começou a caminhada tropeçando, o que talvez tenha sido um prelúdio para a campanha ruim da equipe nestas edições. Além disso, o Rubro-Negro não vence fora de casa na Libertadores há nove jogos.