Assinante
O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Leonardo de Oliveira, informou à reportagem do jornal A Tribuna, na noite desta segunda-feira (31), que é falsa a informação de que o Morro do Estado está com toque de recolher.
Mensagens que vêm sendo divulgadas em grupos de WhatsApp e outras redes sociais afirmam que moradores tinham que se recolher para as suas casas até às 18h desta segunda-feira.
O texto diz ainda que a comunidade, dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), foi invadida por traficantes do grupo rival, o Terceiro Comando Puro (TCP), que estariam tentando voltar ao poder.
As mensagens pedem para que a população evitem a área próxima da favela, pois há risco de possível troca de tiros.
O coronel Leonardo de Oliveira, garantiu, no entanto, que o conteúdo é fake.
A reportagem do jornal A Tribuna já havia recebido de uma fonte da Polícia Militar que a informação de guerra no Morro do Estado era falsa.
Apesar do clima tenso por causa da fake news, o comandante prossegue com o trabalho realizado diariamente pela sua equipe, sem reforço no policiamento, com equipe patrulhando e monitorando a comunidade.
A reportagem do jornal A Tribuna foi informada por moradores da região, no fim de semana, que tiros foram ouvidos no Morro do Estado. Eles teriam partido de policiais militares, mas o comandante negou, e informou que um equipes realizaram uma operação na comunidade na manhã de segunda-feira, mas não houve apreensões ou prisões.