Assinante
A exposição que conta a história e o legado do ator Paulo Gustavo mudou de data: Agora a estreia no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) será no dia 13 de abril com encerramento previsto para 1º de junho.
Com uma abordagem atual e multilinguística, "RIR, UM ATO DE RESISTÊNCIA" convida o público a vivenciar de perto a essência do artista, através de registros de sua vida pessoal e profissional, figurinos icônicos e sua admiração por obras contemporâneas. Mais do que um tributo à sua trajetória, o projeto, que nasce em sua cidade natal, é uma verdadeira imersão em sua irreverência, energia vibrante e amor pela arte.
Idealizado pela família, com Thales Bretas à frente do projeto, "RIR, UM ATO DE RESISTÊNCIA" possui curadoria de Nicolas Martin Ferreira e co-curadoria de Juliana Cintra. A realização é da InterArt.
Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo e idealizador do projeto, fala com carinho sobre a concepção: "Esse é um presente cheio de amor para o público. A exposição foi pensada como uma homenagem afetuosa ao legado de Paulo Gustavo. Mais do que reviver sua genialidade, queremos acalentar o coração das pessoas de forma leve e inspirar novas gerações a enxergarem a arte e o humor como forças transformadoras e de resistência".
Paulo Gustavo sempre enxergou o riso como um ato de resistência e transformação. Com uma abordagem lúdica e interativa, RIR, UM ATO DE RESISTÊNCIA convida o público a mergulhar em sua trajetória, explorando sua identidade cultural e paixões, como o teatro, a moda e as artes visuais.
Dividida em cinco galerias, a exposição apresenta registros inéditos de sua infância e juventude, além de figurinos icônicos de personagens inesquecíveis. Os visitantes poderão interagir com cenografias envolventes, reviver cenas marcantes de sua carreira e assistir a um curta-metragem exclusivo em um ambiente inspirado em uma sala de cinema.
Na Galeria 1, “Uma vida à luz”, a história é contada por meio de fotos inéditas organizadas em uma linha do tempo que vai da infância à vida adulta. Episódios significativos se conectam a trajes e acessórios. Na Galeria 2, “O lúdico e o humor”, o visitante se envolve com instalações interativas, peças e elementos simbólicos. A Galeria 3, “A moda como expressão”, apresenta projeção que alterna registros de arquivo com figurinos. A Galeria 4 reúne obras contemporâneas do acervo particular de Paulo, incluindo nomes como Vik Muniz, Adriana Varejão, Os Gêmeos, Miguel Rio Branco, Nelson Leirner, Rodrigo Matheus, Marcus Galan, Roberto Magalhães, Cristina Canale e Cinthia Marcelle. Já a Galeria 5, “Multishow apresenta 220 volts de humor”, é feita em colaboração com a TV Globo e o canal Multishow apresentando o curta enfocando a carreira dele.