Imagem Principal
Imagem
Em três meses de circulação, Nitbike alçanca mais de 50 mil usuários
Queridinha pelos niteroienses, o serviço contará com 50 estações até o fim do ano
Em três meses de circulação, Nitbike alçanca mais de 50 mil usuários
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 04 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Prefeitura de Niterói

Após três meses em operação, as NitBikes já se tornaram parte do cotidiano dos niteroienses, transformando-se em uma cena comum nas ciclovias da cidade. O sistema gratuito de bicicletas compartilhadas tem sido amplamente utilizado para locomoção de pessoas a trabalho, estudo e lazer, com mais de 50 mil cadastros registrados.

O projeto, que contará com 50 estações e 600 bicicletas até o final deste ano, reflete um avanço significativo no planejamento cicloviário de Niterói. De 2013 para cá, a cidade implementou mais de 80 km de ciclovias, possibilitando a democratização do transporte por bicicleta na área central.

Atualmente, o sistema opera com 25 estações e conta com uma média diária de 1.078 viagens.

Em uma rede social, o prefeito Axel Grael celebrou a iniciativa. “Fico muito feliz de ver as roxinhas nas ruas, porque elas representam um passo a mais no nosso planejamento cicloviário”, completou.

Sobre o Nitbike

Implantado em julho deste ano, o Nitbike conta com viagens gratuitas, limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8.

O ciclista que desejar utilizar o serviço, pode instalar o aplicativo NitBike, disponível aos usuários do IOS e Android. No app, que é de fácil acesso, o usuário deve clicar em “criar conta”, preencher os dados pessoais, enviar uma foto de documento, cadastrar um cartão de crédito e adquirir um passe.

Vale lembrar que as estações contarão com câmeras de monitoramento que vão estar ligadas ao Centro Integrado de Monitoramento de Niterói (CISP) para que haja maior controle e segurança dos locais. Além disso, as estações emitem sinais sonoros de alerta em casos suspeitos. O sistema consegue identificar usuários em situações irregulares e bloqueia o seu uso.

Relacionadas