Assinante
Entrar
Cadastre-se
Em cerimônia realizada no último sábado (2), em Salvador (BA), a Praia do Sossego, em Niterói, recebeu oficialmente o selo Bandeira Azul pela quarta vez, após o anúncio feito há um mês. Participaram da cerimônia o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rafael Robertson, e demais colaboradores da pasta municipal.
Representantes de seis estados estiveram presentes, celebrando a importância do turismo sustentável e a valorização dos recursos naturais. Para manter o selo, a Praia do Sossego é avaliada anualmente em 34 critérios, como qualidade da água, segurança, acessibilidade e educação ambiental, assegurando um ambiente seguro e sustentável.
Localizada entre Piratininga e Camboinhas, a Praia do Sossego é um exemplo de preservação, rodeada por vegetação nativa, motivo de orgulho para a comunidade. “Queremos que nossas praias sejam cartões-postais de cuidado e respeito ambiental. A Bandeira Azul na Praia do Sossego reflete nosso compromisso com um turismo que valoriza o patrimônio natural”, destacou o secretário Rafael Robertson.
Outras praias do Estado também recebem premiação
Também neste sábado, foram premiadas com o selo Bandeira Azul as praias Azeda-Azedinha, Tucuns e Forno, em Búzios; Laguna Caiçara, em Arraial do Cabo; Peró, em Cabo Frio; Ubás, em Iguaba Grande; Itaúna, em Saquarema; Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia; e, na capital, as praias Reserva – Trecho Nelson Mandela e Grumari.
A Bandeira Azul é uma certificação internacional que reconhece praias e marinas que atendem a rigorosos critérios de qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental. Concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e coordenado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede, o selo foi atribuído a 49 praias e marinas no país, incluindo a Praia do Sossego, um refúgio natural em Niterói.