Assinante
Cerca de 20 golfinhos encalharam na Praia de Manguinhos, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, neste sábado (12), mobilizando equipes ambientais e moradores da cidade.
Apesar dos esforços de resgate, três animais não resistiram e morreram após retornarem à faixa rasa da praia.
A ocorrência foi atendida por biólogos, veterinários e técnicos do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos) e do Instituto BW (IBW), responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES).
Integrantes da Secretaria Municipal do Ambiente e Urbanismo de Búzios, da Guarda Ambiental e voluntários também participaram da operação.
POPULARES TENTARAM SALVAR OS ANIMAIS, ASSISTA O VÍDEO
De acordo com a vice-presidente do IBW, Dra. Paula Baldassin, o grupo chegou a se afastar para o mar aberto, mas alguns indivíduos retornaram à praia, onde acabaram encalhando novamente. Três mortes foram registradas até o momento. Os corpos dos animais foram levados para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Araruama, onde passarão por necropsia para identificar as causas dos óbitos e avaliar o estado de saúde da população marinha local.
Segundo especialistas, o encalhe pode ter sido provocado por desorientação do grupo, possivelmente influenciada por correntes marítimas ou pela presença de um exemplar doente, comportamento comum em espécies de hábitos sociais.
O Instituto BW informou que segue monitorando a região e permanece em alerta para novas ocorrências. A população é orientada a não tocar nos animais encalhados e a acionar imediatamente as equipes especializadas por meio do telefone 0800 991 4800.