Imagem Principal
Imagem
Chuva de granizo e quedas de árvores causam transtorno no Sul Fluminense
Estradas cobertas de gelo, quedas de árvores e princípio de incêndio marcaram a sexta-feira em municípios como Valença, Resende e Itatiaia
Chuva de granizo e quedas de árvores causam transtorno no Sul Fluminense
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 26 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Bairro Manejo, Resende. Foto: Redes Sociais

O temporal que atingiu do estado do Rio de Janeiro na tarde da última sexta-feira (25) causou uma série de transtornos também no Sul Fluminense. Em Valença, a chuva veio acompanhada de granizo e atingiu em cheio o distrito de Conservatória, onde a rodovia ficou coberta por pedras de gelo, obrigando motoristas a pararem os veículos e aguardarem em segurança à beira da pista.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram o trecho tomado pelo granizo, dificultando a passagem e aumentando o risco de acidentes. Em um dos vídeos, um condutor relatou o momento de tensão vivenciado na estrada entre Valença e Conservatória. “Não dá pra sair com o carro, está escorregando. Parei aqui, outro amigo parou mais à frente. Que chuvão, meu Deus! Nunca passei por isso, é assustador”, desabafou o motorista.

Chuva de granizo toma estrada em Valença. Foto: Reprodução

Além de Valença, outros municípios também enfrentaram problemas com a tempestade. Em Itatiaia, árvores caíram na Rodovia Rubens Tramajus Mader, em Penedo, restringindo o tráfego a apenas uma faixa. Em Resende, no bairro Manejo, um fio de alta tensão foi rompido durante o temporal e provocou um princípio de incêndio na Rua General Afonseca. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 17h09 e conseguiu controlar as chamas ainda no fim da tarde. O fornecimento de energia na região foi afetado temporariamente.

Também em Resende, no bairro Itapuca, houve queda de árvore na Rua Hostílio de Souza. Segundo a prefeitura, os ventos registrados durante a tempestade chegaram a 94,3 km/h.

Mais registros de granizo em Valença. Foto: Reprodução

Moradores de Rio Claro e de outros pontos de Valença também registraram a queda de granizo, enviando vídeos que mostram ruas e quintais cobertos por pedras de gelo. Apesar dos danos materiais e dos transtornos, até o fim da noite não havia registro de feridos, desabrigados ou desalojados.

As autoridades alertam que, em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Relacionadas