Imagem Principal
Imagem
CCBB comemora 35 anos com grande programação
Artes visuais, música, teatro cinema, fotografia.
CCBB comemora 35 anos com grande programação
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 01 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Divulgação

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro comemora 35 anos com uma programação especial.

Destacamos.

Exposição Fullgás

         Pintura “Os Embaixadores do Oriente no Brasil”, de Luiz Zerbini.

A mostra, inédita, apresenta cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras produzidas na década de 1980. Além das obras, objetos da época, discos, indumentária, música e outros itens da cultura pop compõem a atmosfera que vai levar toda a família por esse verdadeiro túnel do tempo. 

Entre os nomes presentes na exposição estão Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Leonilson, Luiz Zerbini, Leda Catunda, entre outros. Adicionalmente às obras de arte, a mostra inclui elementos da cultura visual da década de 1980, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos, que fazem parte da formação desta geração. 
Curadoria Geral - Raphael Fonseca.

Teatro

Um Jardim Para Tchekhov


Uma consagrada atriz de teatro vai morar com sua filha, médica, e seu genro, um delegado de polícia, num condomínio em Botafogo. Desempregada há 3 anos, Alma Duran sonha em montar "O Jardim das Cerejeiras". 

Ao enfrentar dificuldades para montar o espetáculo, ela conhece um desconhecido no playground do prédio, que afirma ser Anton Tchekhov, e que passa a ajudá-la. Os limites entre realidade e ficção, comédia e drama, passado e presente, Brasil e Rússia, vão se misturando, numa trama que discute - com bastante humor- os tempos de intolerância vividos no país.

Dramaturgia: Pedro Brício. Interlocução de dramaturgia: André Emídio e Maurício Paroni de Castro. Direção: Georgette Fadel. Elenco: Maria Padilha, Leonardo Medeiros, Erom Cordeiro, Olivia Torres e Iohanna Carvalho


 Nebulosa de Baco

Reinaugura o Teatro I, espetáculo inédito da multipremiada Cia Stavis-Damasceno “Nebulosa de Baco”. A peça traz aos palcos duas mulheres, duas atrizes, na tarefa de convencer a si mesmas a acreditar em si mesmas, ao mesmo tempo em que tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça que se equilibra entre o riso e o choro, repleta de confusões e ansiedades próprias da cabeça de todos nós. 

Confusões entre o que é e o que não é, o que parece que é, mas também não é, entre o que é verdade e o que é manipulado, ou mera narrativa, entre o que é realidade e o que é ficção, ou imaginação.

Texto e direção: Marcos Damaceno; Elenco: Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela
Duração: 80 min
Classificação indicativa: 18 anos

Cinema

Mostra Léa Garcia 

Nas telas do cinema, a Mostra Léa Garcia, idealizada em comemoração aos 90 anos da atriz, apresenta uma retrospectiva inédita com 16 filmes, sendo 15 longas-metragens e 1 curta-metragem, todos protagonizados por Léa Garcia.

Mostra do cinema alemão – Elas dirigem


A mostra ‘’Elas Dirigem’’, apresenta ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã expressa em obras produzidas por cineastas germânicas, colocando em evidência o cinema contemporâneo feminino do país.  

Serão exibidos filmes que revelam um panorama da produção do país, com obras sequer lançadas no Brasil, fortalecendo o protagonismo de diretoras mulheres e proporcionando ao público o acesso a um recorte da filmografia alemã que vale ser compartilhado com os espectadores brasileiros.

Pinturas e fotos

A.R.L. - VIDA E OBRA

A exposição oferece ao público um conjunto de pinturas e fotografias produzidas pelo artista autodidata Antônio Roseno de Lima, abrindo um campo de discussão importante sobre a chamada Arte Bruta brasileira. 

Original de Alexandria (RN), Roseno parte em 1926 para Campinas (SP), onde produziu a maioria de suas obras. Apesar da extrema pobreza e da falta de instrução formal, A.R.L., como assinava suas obras e nome pelo qual teve reconhecimento internacional, encontrou meios para se expressar de forma livre, autêntica e criativa. A partir de materiais rústicos, o artista constrói uma identidade criativa forte, baseada em cores vivas e chapadas.

Curadoria: Geraldo Porto.

Mais: ‘"Quem pegar esse desenho guarde com carinho”: a poética contemporânea do potiguar Antônio Roseno de Lima’ é o tema da palestra do professor, curador, autor e Procurador de Justiça Manoel Onofre. Manoel falará sobre o contexto familiar, político e sociocultural e sobre as representações e poéticas na obra do artista.

Exposição

Primeiro de Março, 66 – Arquitetura de Memórias    

Dentro das comemorações de 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, a exposição resgata a rica trajetória e a importância arquitetônica do icônico prédio situado no coração do centro histórico da cidade. 

Retratado como um ser vivo, cuja história se entrelaça com a do Rio de Janeiro e do Brasil, passando de sede de uma Associação Civil para sede do maior e mais antigo banco do país na época e para, finalmente, inaugurar um novo conceito de apoio e promoção da cultural no país.    

Curadoria: Milton Guran

Música no Museu   

                                                  Pintura de Catarina Ribeiro

O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br     
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva   
Classificação indicativa: livre        

A programação completa está no site https://ccbb.com.br/ 
 

Relacionadas