Assinante
A espera acabou. Os campeonatos estaduais já coroaram seus campeões e neste final de semana começa o Campeonato Brasileiro, para muitos o torneio de futebol mais equilibrado do mundo. As partidas de abertura começam neste sábado (29) e vão até segunda-feira (31), com 10 confrontos.
Diferente do ano passado, quando oito técnicos foram demitidos antes de uma partida do Campeonato Brasileiro ser disputada, em 2025, apenas dois times trocaram de treinador antes do torneio, o Mirassol e o Cruzeiro. O Botafogo não demitiu o técnico, mas ficou alguns meses com interinos antes de contratar Renato Paiva para substituir Artur Jorge.
Falando dos clubes cariocas, Fluminense e Flamengo estreiam neste sábado (29), enquanto Botafogo e Vasco jogam no domingo (30).
O Tricolor encara o Fortaleza, no Ceará, às 18h30, buscando um começo melhor do que no ano passado, quando brigou para não cair até a última rodada. Porém, o Fluminense teve uma má notícia nesta sexta-feira (28) com a ruptura do tendão de aquiles do volante recém-chegado Otávio, que deve ficar fora o ano todo. Sob o comando de Mano Menezes, o principal objetivo do Fluminense deve ser voltar para a Libertadores em 2026.
Já o Flamengo recebe o Internacional no Maracanã às 21h. O Rubro-Negro vem brigando no topo da tabela nos últimos anos, mas não conquista o Brasileiro desde 2021 (Brasileirão 2020). A nova diretoria já deixou claro que voltar a conquistar o principal torneio nacional é a prioridade da equipe comandada por Filipe Luís em 2025. Rubro-negros e colorados ainda farão um “troca de faixas”, visto que ambos foram campeõs estaduais.
O Vasco estreia contra o Santos, em São Januário, às 18h30. Os cariocas que esperavam ver Neymar em campo vão ter que esperar um pouco mais. O camisa 10 do Santos segue fora por lesão. O Cruzmaltino apesar de passar por turbulências com seus treinadores (Álvaro Pacheco durou quatro jogos), teve um Brasileiro de 2024 “tranquilo” na tabela. A equipe não correu sérios riscos de cair e chegou a sonhar com a Libertadores. O objetivo esse ano deve ser o mesmo, sem sustos para poder almejar algo mais.
Já o atual campeão brasileiro, Botafogo, faz o que foi considerado a “final” dos últimos dois torneios. Às 16h, o Glorioso vai ao Allianz Parque para enfrentar o Palmeiras. Apesar de ter conquistado o título no ano passado, o alvinegro vive um momento de instabilidade. Essa partida será a primeira oficial do novo técnico, Renato Paiva. Porém, o clube terá um reforço para o torneio, o atacante Mastriani, que estava no Athletico-PR.