Imagem Principal
Brasil perde o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos
Era o mais premiado na publicidade brasileira
Brasil perde o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos
Foto do autor Anderson Carvalho Anderson Carvalho
Por: Anderson Carvalho Data da Publicação: 13 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram

O publicitário Washington Olivetto, de 73 anos, morreu no começo da noite deste domingo, 13. Ele estava internado há quatro meses no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, Segundo a unidade, ele faleceu em decorrência de complicações da operação feita há mais de quatro meses em São Paulo. Era considerado o maior profissional da publicidade brasileira.

De acordo com informações, ele viajou para o Rio de Janeiro logo após a cirurgia e o quadro pós-operatório se agravou. Ainda não foi divulgado o local e o horário do velório e enterro.

Ele venceu mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Um dos mais premiados publicitários em todo o mundo. Autor de campanhas que entraram para a história da publicidade brasileira. Como a “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, em que mostra uma adolescente usando pela primeira vez tal peça de roupa.

Quem não assistiu os comerciais da marca Bombril em que o ator Carlos Moreno fala das mil e uma utilidades do produto? Nos anos 1980, fundou sua própria agência, a WBrasil. Olivetto foi nomeado um dos 25 publicitários-chave pela revista britânica Media International, além de ter sido eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação de Agências Latino-Americana).  

Ele também venceu o Clio Lifetime Achievement Award, um dos prêmios conceituados da publicidade mundial, em 2014, e foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o Creative Hall of Fame, do The One Club – uma espécie de “Calçada da Fama” dos profissionais de publicidade.

O movimento Democracia Corintiana foi criado por Olivetto/Divulgação

Corintiano apaixonado, Olivetto foi vice-presidente do clube paulistano na década de 1980 e criador do movimento Democracia Corintiana. Em 2001, ele foi sequestrado em São Paulo, ficando 53 dias em cativeiro, dentro de um quarto de três metros quadrados, mas acabou resgatado quando um vizinho suspeitou de barulhos e movimentação e chamou a polícia.

História

Olivetto nasceu em 29 de setembro de 1951 em São Paulo. Influenciado por seu pai, um vendedor, ele estudou Publicidade e Propaganda na Fundação Álvares Penteado (FAAP), mas, não concluiu o curso. Contudo, começou a trabalhar na área aos 18 anos, quando foi contratado para trabalhar como redator em uma agência.

Foi lá onde produziu um comercial para a Deca, conhecido como “O Pingo”. Na peça, uma torneira fica pingando água por 21 segundos, até que um locutor anuncia que a empresa está lançando uma torneira com um mecanismo de vedação, e conclui: “Por isso, se a sua torneira Deca estiver vazando, é porque você simplesmente esqueceu de fechar”.

Washington Olivetto lançou o seu proprio podcast WCast, em 2020/Divulgação

Em 1973, este comercial ganhou o prêmio Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes, o primeiro da carreira de Olivetto.

Em 1974, garantiu o primeiro prêmio Leão de Ouro da publicidade nacional no Festival de Publicidade de Cannes, com o comercial “Homem de 40 Anos”. No comercial, fotos de homens famosos que só fizeram sucesso depois dos 40 anos, como Mahatma Ghandi, Donald Trump e Albert Einstein, são exibidas, enquanto um narrador fala que as empresas deveriam dar oportunidades para homens mais velhos e retirar exigências de idade de seus anúncios de vagas.

Em 1986 foi para a agência de publicidade GGK, que tempos depois, quando Olivetto e dois sócios (Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret) assumiram o comando, se tornou a W/Brasil. A empresa abriu filiais, também, nos Estados Unidos, Portugal e Espanha e se tornou uma das agências mais premiadas do mundo.

Em 2010, a W/ se uniu à agência McCann, passando a se chamar W/McCann, onde Olivetto foi chairman até 2018. Em 2020, o publicitário lançou seu podcast, o WCast, onde falava sobre suas histórias e temas atuais ao mercado de publicidade.

Relacionadas