Assinante
BIODIVERSIDADE
Niterói vai sediar a 30ª Cúpula da Mercocidades em dezembro. Por conta disso, o prefeito Rodrigo Neves participou na última quinta-feira, 31, do seminário “BiodiverCidades, da Agenda Ambiental Latino-Americana 2025”, em Buenos Aires, na Argentina. O evento reuniu gestores, universidades e movimentos sociais.
Neves apresentou as experiências de Niterói em resiliência urbana, como os projetos de contenção de encostas, a criação do Sistema Municipal de Defesa Civil, o PARNIT e o Parque Orla de Piratininga (POP), entre outras ações.
RODRIGO SOBRE ABSOLVIÇÃO DE JORDY
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves manifestou-se sobre a condenação pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), do dono do jornal O Fluminense, Lindomar Alves, à inelegibilidade por oito anos pelo que chamou de “campanha sórdida de fake news que o jornal, com meu adversário Carlos Mattos fez no ano passado na eleição. O Tribunal Superior Eleitoral ainda vai julgar os crimes de meu adversário, que atuou de forma inaceitável no processo eleitoral, com mentiras e ataques, pois nunca fez nada por Niterói”, disse Neves.
CAFÉ EMPRESARIAL
O CDL-Niterói vai promover o seu tradicional Café Empresarial no próximo dia 12, às 08h30, em sua sede, com a palestra de Álvaro Ximendes. O tema do encontro é a "Inovação e transformação digital (canais on e off) - Como transformar seus canais físicos e digitais". Quem quiser assistir pode se inscrever no site da CDL.
Formado em Administração e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, CEO e fundador da Seven Consultoria e Mentoria e Climb Up Brasil, Ximendes atuou em grandes grupos como o Itaú, Grupo Pão de açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio, além de outras.
ELEIÇÃO NO CLUBE CENTRAL
Depois de comemorar 105 anos de existência, o Clube Central, em Icaraí, realiza a eleição do seu novo Conselho Deliberativo neste domingo, 03, das 10h às 16h, em sua sede. O atual presidente, Fernando Tinoco, tenta a reeleição.
Nos últimos anos, a gestão dele fez várias melhorias o local, como modernização da estrutura administrativa, reformas nos espaços sociais, entre outros investimentos.
VEREADORA CONDENADA
O 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói condenou a vereadora Benny Briolly (PSOL) a indenizar o deputado federal Carlos Jordy (PL) por danos morais, após responsabilizá-la por publicações ofensivas em redes sociais. A sentença foi divulgada na sexta-feira, 01. Ele terá que indenizar Jordy em R$ 5 mil. Segundo os autos do processo, a parlamentar o classificou como “racista”, “misógino” e “fascista”, em vídeos publicados entre os dias 11 e 12 de outubro de 2024.
O advogado Leonardo Honorato, que representa o deputado, destacou que é uma vitória importante para que as pessoas possam entender que há limites nas redes sociais e que a condenação sirva de exemplo para combater esse tipo de abuso.
A defesa de Benny argumentou que as declarações tinham caráter político e estavam amparadas pelo direito à livre manifestação, mas o juiz considerou que os termos usados tinham caráter ofensivo e não contribuíam para o debate democrático.
ANIVERSÁRIO DA CÂMARA
A Câmara de Niterói completa no dia 11 de agosto 206 anos de existência. Mas, as comemorações começaram na sexta-feira, 01, com a abertura da “Exposição 206 anos”, no hall da entrada principal. A mostra vai até o dia 15, das 09h às 17h. No dia 11, às 09h, tem a Missa de Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora da Conceição e sessão solene especial no plenário da Casa, às 14h.
ACOLHIMENTO EM MARICÁ
Com a chegada do frio, pessoas em situação de rua de Maricá estão sendo abordados à noite por equipes da assistência social prefeitura, que oferecem acolhimento e a possibilidade de pernoite em local seguro, limpo e aquecido.
Além disso, é oferecido acesso a psicólogos e assistentes sociais, apoio para reconstrução de um novo projeto de vida e caminho para sair das ruas com dignidade.
PRISÃO MANTIDA
A Justiça italiana manteve na sexta-feira, 01, a prisão da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma. As autoridades italianas realizaram uma primeira análise do caso. O governo brasileiro pede a extradição da parlamentar.
Em maio, o Supremo Tribunal Federal a condenou a 10 anos de prisão por causa da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023.
ZITO RETORNA AO PDT
O ex-prefeito de Duque de Caxias, José Camilo dos Santos Filho, o Zito, retornou ao PDT, tendo deixado o PV, por onde concorreu à prefeitura da cidade no ano passado. A volta dele acontece em um momento de muita movimentação política na Baixada Fluminense e os pedetistas buscam se rearticular na região, visando as próximas disputas eleitorais.
CABRAL CONTINUA CONDENADO
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido do ex-governador Sérgio Cabral Filho para anular a condenação no âmbito da Operação Lava Jato. Com a decisão, o político continua condenado a 14 anos de prisão por corrupção, no único processo que o ex-governador respondeu na vara de Curitiba, com o então juiz Sérgio Moro.
Segundo Toffoli, a questão deve ser decidida pela 5ª Turma do STJ, onde está correndo o recurso de Cabral. O ex-governador tentava obter o mesmo benefício do doleiro Alberto Youssef, um dos primeiros delatores da Lava Jato, que teve todos os processos anulados.
ALIANÇA COM TUCANOS
De olho em 2026, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), recriou a Secretaria de Administração e nomeou o seu ex-adversário no pleito de 2024, o deputado federal Marcelo Queiroz, do PSDB, partido ao qual Paes já foi filiado.
A pasta terá papel estratégico no governo. A nomeação marca a reconciliação entre Paes e Queiroz e a aliança entre o chefe do Executivo carioca e os tucanos.
DUAS MARCAS DO DIA 02 DE AGOSTO
Há 60 anos, neste dia e mês "A TRIBUNA" chegava às bancas e aos assinantes, com nova feição gráfica e editorial. Foi um marco para o jornalismo e da luta pela liberdade de imprensa, compromisso firmado no editorial anunciando a mudança de direção de rumos com uma nova equipe.
Uma tarefa dificil cumprida por uma equipe composta por profissionais que haviam sido demitidos da "Última Hora", obrigada a encerrrar imediatamemete as suas edições, enquanto outros, atuantes no"Jornal do Brasil",só foram alcançados pela "caçada às bruxas" em dezembro de 64.
Entre os renovadores de "A Tribuna", figuravam Mauricio Hill, Pedro Mandarino e Eziquio Araujo.
Passados 10 anos, o 02 de agosto tornou-se um feliz símbolo para o jornal e para o casal Eva-Jourdan Amóra, ao marcar o nascimento de Luís Jourdan.
O casal já havia sido divinamente premiado com o nascimento do criativo Gustavo para formar uma dupla de elevada competência e dedicação ao trabalho, engrandecendo "A Tribuna" na sua missão de servir à coletividade.
A TRIBUNA é hoje uma empresa multimidia, mas que não deixou a tradição da edição impressa, sendo o único jornal diário da cidade e que comemora 89 anos em novembro.