Assinante
O mercado de transferências do mundo inteiro está pegando fogo. É o momento em que os clubes se reforçam. Os times mais fracos buscam melhorar para o restante da temporada, já os mais fortes buscam manter o alto nível para ser campeão de algum título.
No Rio de Janeiro, não é diferente! Os clubes cariocas que chegam para essa janela no mais alto nível são o Botafogo e o Flamengo. O atual campeão da América e do Brasil precisa se reforçar para continuar brigando no topo, principalmente porque, esse ano, perdeu muitas peças importantes. Até o momento, nessa segunda janela, foram 6 contratações, mas nenhuma de brilhar os olhos do torcedor. O Flamengo, líder do campeonato brasileiro, precisa manter o alto nível. Nessas últimas semanas, anunciou vários jogadores vindos da Europa. O que mais me chamou atenção foi Samuel Lino, ponta esquerda que estava no Atlético de Madrid no auge de sua carreira.
Por outro lado, tem o Fluminense e o Vasco precisando contratar bons jogadores, caso contrário, vão passar perrengue no Campeonato Brasileiro, podendo chegar até ao rebaixamento. O Fluminense está numa situação mais confortável, afinal, arrecadou muito dinheiro no Super Mundial de Clubes. Apesar disso, não está sabendo investir, seu único reforço foi o retorno de John Kennedy, que estava emprestado ao futebol do México. O Vasco da Gama sem sombra de dúvidas é o pior: não tem dinheiro para gastar. Embora tenha contratado o bom meio-campista Thiago Mendes, parece estar em uma rua escura que não tem fim. Ninguém quer jogar no Gigante da Colina.
O mais importante dessa janela de transferências é postura dos times. Todos estão muito ativos buscando a melhor escala para contratar, desde o mais estruturado até o mais fragilizado. O futebol carioca está em constante evolução e a tendência é só melhorar.