Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) relatou um aumento de 10 hectares na área ao redor do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), resultado de uma parceria entre o parque e o Instituto Floresta Darcy Ribeiro, que trabalha com o plantio de mudas de manguezal.
O Rio de Janeiro se destacou como o único estado brasileiro a ampliar a Mata Atlântica nos últimos 39 anos, aumentando sua cobertura de 30% para 32% do território estadual, equivalente a 87 mil campos de futebol.
Em contraste, o Brasil perdeu 33% das áreas naturais no mesmo período, segundo o relatório MapBiomas 2023, do Observatório do Clima. Apesar do ganho florestal, queimadas afetaram o estado, com 2.757 hectares queimados em setembro e um total de 37.595 hectares entre janeiro e agosto, alta de 242,74% em relação ao ano anterior.
"O Rio de Janeiro é um estado interessante porque, quando olhamos para seu território, vemos que a região tem projetos de replantio há anos. Podemos chegar à conclusão de que a consolidação de políticas ambientais é um dos caminhos para que os processos sejam contínuos. Todas essas novas áreas não absorvem tanto carbono como uma floresta mais antiga, mas absorvem e fazem a proteção da água, melhorando a qualidade das nascentes", afirmou em entrevista ao jornal O Globo.
Vale lembrar que os principais ganhos de cobertura florestal no estado foram em Campos dos Goytacazes (10 mil hectares), Nova Friburgo (8.850 hectares), Teresópolis (6.750 hectares), Rio de Janeiro (6.700 hectares) e Petrópolis (6.450 hectares), com destaque para as regiões da Costa Verde e da Serra do Mar.