Imagem Principal
Imagem
Rio cria o Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”
Segundo a Prefeitura do Rio, Preta teve uma “participação decisiva na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio”
Rio cria o Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 22 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Crédito: Riotur

O tradicional trajeto dos megablocos de carnaval no Centro do Rio de Janeiro agora tem um novo nome oficial: Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”. A mudança foi decretada pelo prefeito da capital, Eduardo Paes e publicada no Diário Oficial da cidade desta terça-feira (22).

A homenagem reconhece a influência marcante de Preta Gil, falecida no último domingo (20), na história recente do carnaval carioca. A cantora comandava o Bloco da Preta, um dos maiores do país, que reúne multidões todos os anos no Centro da cidade.

O circuito começa na Rua Primeiro de Março, entre as ruas do Rosário e do Ouvidor, segue pela Avenida Presidente Antônio Carlos e termina na altura da Rua Araújo Porto Alegre, ponto tradicional de dispersão dos blocos.

Paes destacou no decreto que Preta teve uma “participação decisiva na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio”, fortalecendo o espaço como símbolo de cidadania cultural e ocupação urbana.

A homenagem também dialoga com o desejo público manifestado por Preta Gil antes de falecer: “Quero cortejo fúnebre em trio elétrico”, afirmou a cantora, reforçando sua conexão com a cultura do carnaval. Com a mudança, o carnaval do Centro do Rio ganha oficialmente o nome de uma de suas maiores entusiastas.

Preta morreu no último domingo (20) vítima de um câncer no intestino, aos 50 anos. 

Relacionadas