Imagem Principal
Imagem
Ressaca sacode litoral do estado
Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca até às 21h de quinta-feira, 31, com ondas entre 2,5 a 3,5 metros
Ressaca sacode litoral do estado
Foto do autor Anderson Carvalho Anderson Carvalho
Por: Anderson Carvalho Data da Publicação: 29 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Reprodução redes sociais

Com a chegada da frente fria, o litoral fluminense, de Saquarema à Mangaratiba, passando por Niterói, foi sacudido nesta terça-feira, 29, por forte ressaca, com altas ondas. Em Saquarema foi registrada uma onda de 3,5 metros, que atingiu uma praia do centro da cidade. As ondas invadiram vias que dão acesso à região, chamando a atenção de moradores e turistas. Uma espuma cobriu a calçada e a rua até o começo da escada que leva à Igreja Nossa Senhora de Nazaré.

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca que teve início às 9h desta terça-feira, 29 e segue válido até às 21h de quinta-feira, 31. Durante esse período, são esperadas ondas entre 2,5 e 3,5 metros, com possibilidade de alturas ainda maiores em pontos isolados da costa fluminense. A cidade tem previsão de ventos moderados a fortes até a madrugada de quarta-feira, 30.

A recomendação é que embarcações de pequeno porte evitem sair ao mar e que banhistas se mantenham fora da água, principalmente em praias de mar aberto, como a Praia Grande. Atividades costeiras, como pesca e esportes náuticos, também devem ser evitadas devido ao risco de acidentes. A Defesa Civil está monitorando a situação e orienta que, em caso de emergência, a população busque abrigo seguro e entre em contato com os canais oficiais de atendimento.

Em Niterói, a Defesa Civil municipal emitiu alerta para ressaca com ondas de até 3,5 metros, vindas do Sul/Sudeste até 21h de quinta-feira, 31.

O órgão faz as seguintes recomendações à população: Evite banho de mar e esportes aquáticos; não permaneça em mirantes ou áreas próximas ao mar; respeite as orientações do Corpo de Bombeiros; cuidado ao circular de bicicleta na orla; pescadores devem evitar sair com embarcações; em caso de emergência, acione os Bombeiros — não tente resgates por conta própria.

Em Mangaratiba, as ruas do centro da cidade e da orla da Praia do Saco foram atingidas pelas ondas e ficaram alagadas. A Capitania dos Portos de Itacuruçá e o CEMADEN-RJ, emitiram alerta vermelho devido à aproximação de um ciclone extratropical em alto-mar, na altura da região Sudeste. A previsão para as próximas horas é de ventos costeiros de forte intensidade, podendo passar de 60 km/h e ressaca com ondas acima de 2,5 metros.

A Capitania informou que a circulação de embarcações de pesca, transporte de passageiros e cargas está temporariamente restrita em toda a área marítima da Baía de Sepetiba, até a normalização das condições climáticas. A recomendação à população é evitar deslocamentos no mar e seguir as orientações das autoridades marítimas e da Defesa Civil. Em caso de emergência, ligar para 199 ou 193.

Relacionadas