Imagem Principal
Imagem
Rafael Nadal anuncia a aposentadoria do Tênis
Espanhol encerrará sua carreira na Copa Davis, em novembro
Rafael Nadal anuncia a aposentadoria do Tênis
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 10 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Comitê Olímpico Espanhol

Um dos maiores tenistas de todos os tempos vai deixar as quadras no final deste ano. O espanhol de 38 anos Rafael Nadal anunciou a sua aposentadoria nesta quinta-feira (10). O jogador fará suas últimas partidas na Copa Davis de 2024, em que defenderá a Espanha entre os dias 19 e 24 de novembro.

Nadal liderou o ranking mundial da ATP por 209 semanas, além de ser o segundo maior vencedor de Grand Slams na história do Tênis, com 22 títulos. Atualmente, o espanhol ocupa a 158ª posição no ranking e conviveu com muitos problemas físicos nos últimos dois anos. Inclusive, eles foram citados como um dos motivos para a aposentadoria.

“Eu me retiro do tênis profissional. A realidade é que têm sido anos difíceis, especialmente os dois últimos. Creio que não fui capaz de jogar sem limitações, o que me levou a tomar esta decisão’, disse Nadal, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Nadal se aposenta dois anos após seu maior rival, o suíço Roger Federer, também deixar as quadras. Os dois, ao lado de Novak Djokovic, formaram o famoso “Big 3” e dominaram o tênis mundial nos últimos 20 anos.

O espanhol começou sua carreira profissional em 2001, com apenas 15 anos, e assumiu a liderança do ranking mundial pela primeira vez em 2008.

“Essa é uma decisão, evidentemente, difícil e que demorei um tempo para tomar. No entanto, nessa vida tudo tem um começo e um fim. Acredito que esse é o momento adequado para colocar um ponto final na minha carreira, que foi muito longa e com muito mais acertos do que eu poderia imaginar”, disse o tenista.

Dos 22 títulos de Grand Slam de Nadal, 14 vieram do saibro francês de Roland Garros, o que lhe rendeu o apelido de “Rei do Saibro”. Além disso, o espanhol venceu quatro vezes o US Open, duas vezes Wimbledon e duas vezes o Australian Open, sem contar os títulos representando a Espanha, como quatro Copas Davis e uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 2008.

Até o momento, Nadal venceu 1.080 das 1.307 partidas que disputou na carreira, um aproveitamento de 82,6%. Seus 22 títulos de Grand Slam só o deixam atrás de Novak Djokovic. Rafael Nadal conquistou um total de 92 títulos em seus 23 anos de carreira.

Relacionadas