Imagem Principal
Imagem
Queimadas crescem em 184% em todo o estado do Rio nos últimos 12 meses
O relatório foi feito pelo Inpe, e coloca 2024 como um dos anos com maior quantidade de focos da última década
Queimadas crescem em 184% em todo o estado do Rio nos últimos 12 meses
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 30 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Incêndio no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Crédito: PESET/ Inea)

Dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), colocam 2024 como um dos anos com maior quantidade de focos na última década. Só neste mês de setembro, foram registrados mais de 80 mil focos em todo o Brasil, cerca de 30% acima da média histórica, registrada desde 1998.

O levantamento aponta ainda o aumento consistente nos focos em todas as regiões do país, em relação a 2023. No estado do Rio, o aumento foi de 184% comparado ao ano passado, com 1074 focos.

Recentes casos de incêndio

Bombeiros controlam incêndio no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Foto: Divulgação/ INEA)

Ao longo deste mês de setembro, o estado do Rio de Janeiro registrou mais de 1400 ocorrências por queimadas em 40 áreas ambientais. Dentre elas, está o incêndio no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Itaipu, que atingiu 54.000 m³ de área atingida pelas chamas, equivalente a cinco campos de futebol.

Outro foco que chamou a atenção foi do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, em Valença, no Vale do Paraíba, onde foram destruídos 1.739 hectares.

Investigações continuam

Em resposta a esse cenário, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) identificou 34 responsáveis por incêndios criminosos no estado através da Operação Curupira, com nove já indiciados e cinco presos. 

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e delegacias distritais realizaram diversas investigações para identificar e reprimir incêndios criminosos, especialmente nas áreas de Niterói, Petrópolis e Itaipava.

Os agentes também conduziram perícias em três locais de origem das chamas. Um adolescente se apresentou à delegacia com seu pai, confessando sua participação no incêndio que devastou áreas em Pedro do Rio e Secretário. 

Além disso, uma ação integrada da DPMA e da 91ª DP (Valença) resultou na prisão de um homem de 61 anos, flagrado em vídeo ateando fogo em uma área de proteção ambiental na Serra da Beleza. Com ele, foram encontrados a motocicleta e as roupas usadas no crime. As investigações da Operação Curupira continuam.

Relacionadas