Imagem Principal
Imagem
Preta Gil morre aos 50 anos durante tratamento de câncer nos Estados Unidos
Cantora faleceu neste domingo (20) em casa, após piora repentina no quadro de saúde; família e amigos acompanham momento de luto
Preta Gil morre aos 50 anos durante tratamento de câncer nos Estados Unidos
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 20 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

A música brasileira perdeu, neste domingo (20), uma de suas vozes mais carismáticas e autênticas. A cantora Preta Gil morreu aos 50 anos em sua residência nos Estados Unidos, onde realizava tratamento contra um câncer. A artista vinha enfrentando a doença com coragem e otimismo, mas nos últimos dias seu estado de saúde se agravou de forma repentina e irreversível.

Segundo a equipe da artista, Preta teve uma forte reação durante uma sessão de quimioterapia realizada na quarta-feira (16). Exames feitos na clínica indicaram que o câncer havia se espalhado, o que exigiu a suspensão do tratamento e a transferência da artista para cuidados paliativos.

A confirmação da morte foi dada pela assessoria de imprensa da cantora, que também informou que a família prepara um comunicado oficial. O filho de Preta, Francisco, e amigos próximos, como a atriz Carolina Dieckmann, estão nos Estados Unidos acompanhando os trâmites e prestando apoio à família. Carolina, que conseguiu uma pausa nas gravações de novela para visitar a amiga, foi surpreendida com a gravidade do quadro.

 

 

O cantor Gilberto Gil, pai de Preta, foi profundamente abalado com a notícia e apresentou um quadro de pressão arterial elevada. Ele está sendo acompanhado por médicos e familiares no Brasil. E publicou em conjunto com Floral Gil uma nota de falecimento em seu perfil no Instagram.

“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, diz a publicação.

"Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família.
Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas", complementa o texto.

 

 

Ao longo de sua carreira, Preta Gil se destacou por seu estilo irreverente, sua defesa de causas sociais e seu carinho com o público. Seu legado vai além da música — é marcado por coragem, autenticidade e pela forma como enfrentou a vida, as críticas e, nos últimos anos, a doença.

O Brasil se despede de uma mulher que, com sua força, arte e alegria, marcou gerações e deixou uma contribuição significativa para a cultura nacional.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou uma nota de pesar: “O Brasil perde hoje uma das mulheres mais marcantes da nossa música e cultura. Artista talentosa e símbolo de representatividade na cultura brasileira, Preta Gil foi muito além da música. Sua voz ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade”, diz o texto.

“Mais do que artista, Preta foi um exemplo de força e dignidade. Enfrentou com bravura a luta contra o câncer, compartilhando sua jornada com o país e inspirando milhares de pessoas com sua coragem e fé. Neste momento de dor, me solidarizo com o pai Gilberto Gil, com toda a família, amigos e admiradores”, afirma o governador Cláudio Castro.

 

 

Em seu perfil no Instagram, o presidente Lula também lamentou a morte de Preta Gil. 'Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento", dizia a nota.

“Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta. Assim que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor. À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam”, complementou no texto.

 

 

Em seu último post nas redes, Preta Gil mostrou um registro com amigos em Nova Iorque. 'Nosso domingo em NY com muita gaiatice que eles fazem comigo!", diz a legenda.

 

 

Relacionadas