Imagem Principal
Imagem
Prefeitura amplia o espaço do Bicicletário Araribóia
As empresas interessadas em realizar as obras devem se inscrever em site de pregão eletrônico
Prefeitura amplia o espaço do Bicicletário Araribóia
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 30 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói, por meio da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), anunciou que o Bicicletário Araribóia, localizado no Centro da cidade, será ampliado nos próximos meses. A medida foi publicada na última edição do Diário Oficial.

De acordo com a Prefeitura, a obra tem o intuito de promover a bicicleta como alternativa de transporte sustentável. 

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

O processo de contratação de uma empresa especializada para realizar as obras será feito através de um pregão eletrônico, marcado para o dia 21 de outubro, às 11h. As empresas interessadas em participar devem ser compatíveis com o objeto da licitação e poderão se inscrever diretamente no site: www.comprasnet.gov.br.

Vale lembrar que o edital completo está disponível no site da Emusa: www.emusa.niteroi.rj.gov.br.

Localizado no coração do centro de Niterói, ao lado da Estação das Barcas, o bicicletário foi inaugurado em março de 2017. Atualmente, o espaço oferece mais de 400 vagas horizontais e verticais.

Nitbike

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

O sistema de compartilhamento de bicicletas da Prefeitura de Niterói, o NitBike, ganhou três novas estações na Zona Norte, onde serão instaladas outras três nos próximos dias. As estações das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, no Barreto, e da Rua João Brasil, no Fonseca, já estão em operação. 

Em fase de implantação estão as estações da Praça Guadalajara e do Ponto Cem Réis. Uma estação de bicicletas Mirim será instalada no Horto do Fonseca.

O Nitbike começou a ser implantado em julho e já ultrapassou 38 mil usuários cadastrados. O sistema criado pela Prefeitura de Niterói opera atualmente com 25 estações e chegará a 50 até o fim do ano, totalizando 600 bicicletas disponíveis. A média diária do serviço é de 1.078 viagens.

O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo NitBike, que está disponível para IOS e Android. As viagens são gratuitas e limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8.

Relacionadas