Imagem Principal
Imagem
PM e Prefeitura de Niterói realizam operação contra rolezinho de grevistas
Após serem dispersados em Itaipu, grupo seguiu para outros bairros, até parte dele ser abordado em Santa Rosa
PM e Prefeitura de Niterói realizam operação contra rolezinho de grevistas
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 02 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: PMERJ

Policiais do 12º BPM realizaram, na madrugada desta quarta-feira (2), em parceria com a Guarda Municipal de Niterói, uma operação emergencial contra a prática de rolezinho. A ação integrada ocorreu no bairro de Santa Rosa, Zona Sul da cidade, após alerta do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Niterói sobre grevistas fazendo barulho.

Um morador do bairro denunciou na terça-feira (1), por volta das 22h, que cerca de 40 motos realizavam um rolezinho na estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, na Região Oceânica. Segundo ele, os veículos buzinavam e faziam barulho com escapamentos adulterados.

"Liguei para o CISP e o guarda municipal que atendeu disse que era uma manifestação autorizada. Como assim? Manifestação autorizada às 22h? Sem nenhum acompanhamento da NitTrans, Guarda Municipal ou PM? Nesse horário eles são autorizados a buzinar e usar o escapamento para fazer barulho?", reclamou o homem, exigindo pelos seus direitos.

"Perguntei de novo ao agente e ele insistiu que era uma manifestação autorizada. É mesmo o fim do direito das pessoas dormirem em paz. Chamar quem se os órgãos do município responsável pelo ordem e pelo trânsito não podem fazer nada? Vamos virar cidade sem lei de fato?

Acionados, agentes do batalhão de Niterói estiveram no local, controlaram a manifestação e dispensaram o grupo, que seguia em direção ao Centro de Niterói quando foi abordado. 

Comandante do 12º BPM, o coronel Leonardo de Oliveira informou que além de combater o barulho alto, os policiais atuaram para evitar o fechamento de vias e hostilidades a eventuais motociclistas que não participaram da greve.

Não satisfeitos, os grevistas seguiram para outros bairros, inclusive Santa Rosa, onde, após monitoramento, foi instalada uma blitz na estrada Alarico de Souza, no acesso ao Morro do Zulu, por volta de 1h20. 

 

Foto: PMERJ

 

Foto: PMERJ

 

Equipes da Polícia Militar, incluindo o Grupamento de Ações Táticas (GAT), observaram os veículos no mirante do morro, enquanto agentes do controle de trânsito os abordavam. Ao todo, onze motos foram vistoriadas durante a ação, sendo realizadas 18 autuações por infrações de trânsito. Ninguém foi preso.

 

Foto: PMERJ

 

Ação contra motos barulhentas

Além dos rolezinhos, o 12º BPM e a Prefeitura realizaram, na tarde de terça-feira (1), uma operação integrada contra motos barulhentas. A ação ocorreu no bairro de Maria Paula, Zona Norte de Niterói, entre 16h e 18h.

Agentes da Operação Segurança Presente, da Guarda Municipal, da Secretaria de Ordem Pública de Niterói e da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) também participaram da blitz.

Ao todo, 159 motos foram abordadas. Dessas, 27 foram autuadas por infrações de trânsito e seis por características alteradas (cano de descarga trocado). Além disso, três foram regularizadas no local e três removidas por características alteradas (cano de descarga).

 

Foto: Prefeitura de Niterói

 

Foto: Prefeitura de Niterói

 

Foto: Prefeitura de Niterói

Relacionadas