Imagem Principal
Imagem
PF realiza operação de contrabando de cigarros eletrônicos
Ao todo, centenas de dispositivos foram proibidos em ação conjunta
PF realiza operação de contrabando de cigarros eletrônicos
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 09 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou a Operação No Evali para reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos em municípios da Região dos Lagos. A operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.

Durante a ação, foram apreendidos centenas de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods, cuja comercialização é proibida no Brasil. Os produtos estavam sendo vendidos ilegalmente em estabelecimentos comerciais, alguns com cadastro irregular na Receita Federal.

Além da venda nas lojas, algumas empresas utilizavam sites e redes sociais para comercializar os dispositivos contrabandeados. Os itens apreendidos foram encaminhados à Delegacia da PF em Macaé e seguirão para a Receita Federal. Os responsáveis pelos estabelecimentos investigados podem responder por contrabando, crime com pena de até cinco anos de prisão.

A operação foi batizada de "No Evali", em referência à doença pulmonar grave associada ao uso de cigarros eletrônicos, que se tornou uma preocupação de saúde pública nos últimos anos.

Relacionadas