Imagem Principal
Imagem
Pela quarta vez, Praia do Sossego recebe selo Bandeira Azul
Outras praias do Leste Fluminense também são reconhecidas por gestão ambiental e sustentabilidade
Pela quarta vez, Praia do Sossego recebe selo Bandeira Azul
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 08 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

A Praia do Sossego, em Niterói, foi premiada pela quarta vez com o selo Bandeira Azul, um reconhecimento internacional de qualidade ambiental. 

Além dela, outras praias da região do Leste Fluminense também receberam o selo, como a Praia do Forno e a Azeda Azedinha (Búzios), Praia do Peró (Cabo Frio), Praia de Ubás (Iguaba Grande), Praia das Pedras de Sapatiba (São Pedro da Aldeia) e Praia das Pedras de Itaúna (Saquarema).

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

Na Praia do Sossego, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza ações de educação ambiental para promover o uso sustentável da área. 

Além disso, a praia passou por melhorias de infraestrutura, como instalação de duchas, banheiros, e áreas de acessibilidade, incluindo escadas com guarda-corpo e mirantes adaptados para cadeirantes, além de jardins de chuva para manejo de águas pluviais, garantindo maior preservação ambiental.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

Expansão do selo Bandeira Azul no Brasil

Para a temporada 2024/2025, o Brasil alcançou 49 locais com a certificação Bandeira Azul, sendo 38 praias e 11 marinas em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Alagoas e Ceará. 

O selo reconhece a qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística dessas áreas, colocando o Brasil como líder sul-americano em certificações ambientais costeiras.

A cerimônia oficial de entrega do selo ocorrerá no dia 1º de novembro, em Salvador, Bahia, celebrando os esforços pela sustentabilidade e preservação dos ecossistemas costeiros no país.

Relacionadas