Imagem Principal
Imagem
Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado é reconhecido como área protegida
Reserva Particular do Patrimônio Natural busca preservar espécie ameaçada
Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado é reconhecido como área protegida
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 25 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

O Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, localizado em Silva Jardim, foi oficialmente declarado como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) após a publicação de uma portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na última sexta-feira (20). 

A medida garante a proteção permanente da área, que agora passa a ser conhecida como Parque do Mico.

A certificação foi assinada em Brasília pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires, e entregue a Luís Paulo Ferraz, secretário executivo da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), entidade responsável pela gestão da reserva e pelo trabalho de preservação da espécie, ameaçada de extinção.

"Estamos super felizes com esse reconhecimento que vem coroar mais de 30 anos de parceria da AMLD com o Ministério do Meio Ambiente neste programa de conservação da espécie, onde temos muitos resultados importantes e este agora é mais um", comemora o secretário executivo da AMLD, Luís Paulo Ferraz.

Sobre a RPPN

Com 151 hectares de Mata Atlântica, a nova RPPN está estrategicamente localizada para permitir a conexão florestal entre o parque e a Reserva Biológica de Poço das Antas, por meio de um viaduto vegetado inaugurado em 2020. 

O objetivo da unidade de conservação é garantir a preservação do habitat do mico-leão-dourado e sua sobrevivência a longo prazo.

Vale lembrar que as reservas particulares são a única categoria de unidade de conservação de gestão privada. Elas são criadas por iniciativa de proprietários particulares e oficializadas junto ao órgão ambiental, seja da esfera federal, estadual ou municipal.

Relacionadas