Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 4 de outubro de 2024
PAINEL
PAINEL: 4 de outubro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 04 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram

Niterói, capital da cultura gospel

O segmento evangélico que pretende assumir a gestão cultural da cidade em caso de vitória de seu candidato a prefeitura, quer transformar a cidade na capital da cultura Gospel, que é representada por nomes como Gusttavo Lima, Luan Santana, Simone Mendes e outros, além de estrelas internacionais.

O grupo, que pretende assumir a Secretaria de Cultural, FAN, Caminho Niemeyer e Coordenadoria Geral de Eventos, pretende fazer grandes festivais de música do estilo, editar livros, fomentar e apresentar peças, filmes, exposições de arte, tudo o que gira em torno do movimento sertanejo brasileiro e internacional, com a intenção de destacar Niterói no cenário nacional e internacional da cultura evangélica.

Outro objetivo, é uma injeção significativa de recursos para acelerar a construção para a conclusão em tempo recorde da nova igreja evangélica no Caminho Niemeyer.

A propósito, per ter sido a vida toda comunista e logicamente ateu, o nome de Oscar Niemeyer incomoda muito o grupo e seus seguidores. Por isso, caso assuma da Cultura de Niterói, o grupo não vai mudar, mas diminuir informalmente o nome Caminho Niemeyer que passará a ser divulgado, apenas, como Caminho.

DE VOLTA AO PASSADO

Numa fala em prol da candidatura de seu ex-chefe de segurança, Jair Bolsonaro disse, nesta quinta (3), que eleger Eduardo Paes (PSD) é “terceirizar para o Lula gerir o seu dinheiro”. Ainda de acordo com Bolsonaro, “nem bom administrador Eduardo Paes é”. Para o ex-presidente, quem vota em Ramagem está buscando uma governança do município, “semelhante” com a que ele fez, antes de 2022. Há quem chame isso de retrocesso.  

SEM PARTICIPAÇÃO

Indignação e desabafo. Estas foram as tônicas das palavras de Carol Sponza (Novo), que não participou do debate realizado pela Globo, nesta quinta (3). “A Globo venceu essa batalha. Perdi o direito de estar no debate, mesmo estando no quarto lugar. A mídia, manipulando o tempo inteiro, está fingindo que uma candidata tão competitiva quanto eu não existe”, apontou.  

FIM DE OPERAÇÕES EM FAVELAS

Cyro Garcia (PSTU) destacou, na última quarta (2), que, uma das formas de se prevenir a violência é acabando com a dita “guerra às drogas”. Ele avalia que, caso eleito prefeito, deva interferir, no sentido de proibir operações policiais em favelas. “A droga é um problema de saúde pública e não de segurança pública”, sublinhou.

PAES E SATURNINO

Eduardo Paes (PSD) foi uma das lideranças políticas que, nesta quinta (3), reverenciaram a vida de Saturnino Braga, ex-prefeito da capital, falecido na tarde do mesmo dia. Para Paes, o ex-senador foi um dos “mais dedicados e corretos” homem públicos que a cidade do Rio de Janeiro já conheceu. Em nota, o prefeito carioca disse que a história de Saturnino, em defesa da democracia, das liberdades e do povo mais pobre serão sempre lembradas. “É uma grande perda para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil. Meus sinceros Agradecimentos por toda sua dedicação à nossa cidade. Que Deus possa confortar o coração de sua família e de seus amigos”, complementou Eduardo Paes.  

VALEU, MARCELO QUEIROZ

Com uma série de críticas à atual administração de Eduardo Paes, Marcelo Queiroz (Progressistas) disse, nesta quinta (3), que as câmeras de trânsito da cidade, “misteriosamente”, viraram câmeras de segurança. Além disso, reclamou da fila de 300 mil pessoas no Sisreg e a aprovação automática nas escolas. “Quando você critica uma gestão, eles criticam a anterior”, apontou, apresentando-se como “nova opção”, mas omitindo a informação de que já fez parte do secretariado de Paes, ajudando a construir outras gestões do atual governo. Ao fundo do vídeo, o sugestivo jingle: “valeu, Marcelo Queiroz”.

HERANÇA MILITAR

Já a candidata da UP, Juliete Pantoja, criticou, nesta quinta (3), o armamento da Guarda Municipal. Para ela, o modelo de segurança púbica atual é o mesmo, desde a ditadura militar: perseguir “trabalhadores e a população preta e periférica”. Ela clama por uma guarda cidadã, que cumpra com o papel de ordenar a cidade, mas não de uma forma “militarizada”.

SAÍDA PELA ESQUERDA

Em evento para apoiar uma candidata à vereadora de sua coligação, Tarcísio Motta (PSOL) ressaltou, nesta quinta (3), a importância de fortalecer a esquerda brasileira, como uma das formas mais incisivas de se combater o fascismo. “Esta cidade não pode estar apenas entre a ganância do neoliberalismo autoritário e e o ódio mentiroso da extrema-direita”, frisou.

LEI DO EX

A campanha de Washington Quaquá (PT) fez uma bem humorada peça sobre amor e política. Nela, uma repórter pergunta a uma mulher se ela voltaria para o ex: no caso, ela responde que não. “E se o seu ex fosse o ex-prefeito de Maricá, que vai voltar para ser prefeito da cidade?”, questiona a repórter. “Aí, eu voltaria com o meu Quaquá: o meu preferido”, responde a eleitora.

ALTA COMPLEXIDADE

Márcia Santiago (PMB) quer criar, em Maricá, um Polo Multidisciplinar de Oncologia, Cardiologia e de pacientes renais, no hospital de especialidade do município. Para tal, ela pretende realizar aporte populacional com cidades vizinhas como, por exemplo, São Gonçalo.

DEPOIMENTOS

Quem frequenta as redes sociais vem percebendo que alguns cidadãos - com cargos ou não nas respectivas prefeituras - vêm manifestando suas opiniões políticas, em prol de seus candidatos. “Será que precisamos de uma pessoa de fora, para organizar a nossa cidade? Hoje temos um prefeito que assumiu um hospital. Nenhum outro prefeito fez isso”, questionou um dos eleitores do prefeito Leandro Peixe (Solidariedade), que tenta a reeleição.  

AUSÊNCIA DE CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE

Reafirmando a sua candidatura à prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida (Agir) segue pedindo votos à população. De acordo com a plataforma DivulgaCand, do TRE, ela de fato está concorrendo; mas a situação da candidatura é de “ausência da condição de elegibilidade”.

MULHERES NA POLÍTICA

O coletivo 342Artes, da empresária Paula Lavigne, está mobilizado com a violência política de gênero e apoia a ocupação de mulheres em cargos públicos. 

Às vésperas das eleições municipais, a organização lança o movimento “Elas por Nós”, que sugere vereadoras e prefeitas de vários partidos e cidades do país. 

O coletivo apoia a candidata do PSOL a prefeita de Niterói, Talíria Petrone. Segundo o Instituto Alziras, as mulheres são 51% da população no Brasil, mas apenas 12% governam municípios. As negras são 28%, mas 4% comandam os municípios. 

Já os homens seguem no controle de 88% das prefeituras do Brasil.

MÉDICO DE FAMÍLIA

Durante caminhada em Jurujuba na última quarta-feira, 02, o candidato do Podemos a prefeito, Bruno Lessa, em conversa com moradores, ouviu reclamações sobre o programa Médico de Família, por falta de médicos. 

Ele prometeu ampliar os módulos para atender toda a população elegível ao programa e que ainda não é beneficiada. 

Também disse que vai reestruturar todas os hospitais municipais, modernizando a infraestrutura física e integrando a rede.

PAULO GANIME EM SG

O ex-deputado federal Paulo Ganine (Novo), que foi candidato a governador do Rio nas eleições de 2022, esteve em São Gonçalo na quinta-feira, 03 e gravou vídeo de apoio a prefeitável do partido, Jaqueline Pedroza. 

Esta pediu aos eleitores gonçalenses que votaram em Ganime, que votem nela agora. Ela já obteve o apoio de outros quadros da legenda, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

DENÚNCIAS

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio dos promotores de Justiça com atribuição eleitoral, acompanhará neste domingo, (6), data do primeiro turno da eleição, o pleito nas ruas. A população também poderá denunciar possíveis ilícitos, por meio de um canal da Ouvidoria, criado especificamente para a eleição, que está disponível no portal oficial do MPRJ e pelo telefone 127, que estará disponível durante todo o horário de votações, entre 8h e 17h.

Caminhada

Candidato a um terceiro mandato de prefeito em Niterói, Rodrigo Neves (PDT) reuniu, no Centro, nesta quinta-feira (3), a militância de sua coligação e personalidades políticas do estado, no que denominou “a caminhada da vitória”. O tom geral dos discursos foi o de tentar liquidar a eleição de 6 de outubro, já no primeiro turno, para barrar uma candidatura de extrema-direita que – nas palavras dos correligionários de Rodrigo – representam um “retrocesso” para Niterói e todo o Brasil.

MAIS PRAÇAS

No decorrer do seu mandato, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), que tenta a reeleição, fez 14 praças e inúmeras obras de infraestrutura, como pavimentação de vias. Para o seu segundo mandato, se reeleito, promete fazer pavimentar mais 600 ruas, dragagem dos principais rios e mais áreas de lazer.  

DAVI X GOLIAS

O prefeitável do PT de São Gonçalo, Dimas Gadelha, diz enfrentar uma disputa desigual com o prefeito Capitão Nelson (PL), que tem a máquina administrativa nas mãos. “O uso abusivo de poder com os funcionários, cargos e dinheiro, torna a luta desleal, mas, mesmo diante desses desafios, persistimos”, afirmou em suas redes sociais na quinta-feira, 03.

PELOS ANIMAIS

O Professor Josemar (PSOL), que tenta a Prefeitura de São Gonçalo, é antigo lutador pelos direitos dos animais. Ele organiza feiras de adoção durante o ano e promete políticas públicas para os pets caso seja eleito.

MEIO AMBIENTE

A Cedae lançou, nesta quinta (3), o primeiro edital para financiamento de projetos socioambientais da história da Companhia. Serão escolhidas até 11 propostas de entidades privadas, sem fins lucrativos, que receberão patrocínios que podem totalizar mais de R$ 1 milhão. O objetivo é beneficiar iniciativas voltadas para a proteção e recuperação ambiental, inclusão, inovação tecnológica e desenvolvimento social e econômico de comunidades em quatro municípios: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. As inscrições estão abertas até o dia 4 de novembro pelo site  www.cedae.com.br/cedaesustentavel, onde  os candidatos também têm acesso à íntegra do edital.

Relacionadas