Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL, 26 DE OUTUBRO DE 2024
PAINEL
PAINEL, 26 DE OUTUBRO DE 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 26 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/reprodução

NOVOS RUMOS

Virou casaca. Passada a eleição, o atual vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira, desfiliou-se do PL. Dizem as más - e boas - línguas que ele migrará para o PSD de Eduardo Paes, recém reeleito prefeito no Rio. Caldeira tentou uma vaga à Câmara Municipal do Rio, mas - com 5,2 mil votos - não se elegeu vereador. Afirmam-se, nos bastidores da política carioca, que o ex-vice prefeito de Paes não encontrou muita guarida do PL, em prol de sua campanha.

COMBATE AO FEMINICÍDIO

Os canais de denúncias e informações acerca do crime de violência doméstica e intra familiar contra a mulher devem ser divulgados nos elevadores de prédios comerciais, edifícios residenciais, escritórios e outros estabelecimentos similares, sejam eles públicos ou privados. É o que determina o Projeto de Lei 2.626/23, de autoria do deputado Thiago Gagliasso (PL), que o plenário da Alerj aprovou na quinta-feira (24), em primeira discussão. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.

ESTRATÉGIAS FLUMINENSES

Pai do prefeito eleito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano (PT), o ex-presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), está em vias de retomar sua rotina no governo federal, como secretário de Assuntos Federativos de Lula. Outro que deve assessorar o presidente da República é o prefeito de Belford Roxo. Apesar de não ter emplacado o sobrinho, Matheus do Waguinho, como prefeito, Waguinho (o tio; ambos são do Republicanos) é um dos nomes da Baixada que fazem parte da estratégia do PT para ampliar a base eleitoral de Lula no estado.  

MARIELLE VIVE

O julgamento dos réus do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, será no próximo dia 30. Na ocasião, o Instituto Marielle Franco - fundado pela família da parlamentar - organizará um protesto, clamando por justiça.  

DESCONFIANÇA

O candidato Carlos Jordy (PL) colocou a atuação da Polícia Federal em xeque, na última quinta-feira (24). Indignado, ele disse, em vídeo divulgado nas redes sociais, que a PF não divulgou os nomes dos presos, flagrados com R$ 500 mil, num carro em Icaraí. “Logo após a operação, a Polícia Federal divulgou uma nota, com o material apreendido. Depois de algumas horas, apresentou 13 panfletos da minha campanha, amassados e molhados. Logo após, determinou sigilo no processo”, disse, colocando a culpa pelo ocorrido em Rodrigo Neves (PDT).  

COTAS DO PL NO GOVERNO CASTRO

A próxima presidente da Faperj será Caroline Alves da Costa: atualmente, ela preside a Faetec. O acordo foi selado numa reunião, ocorrida na última quinta-feira (24), entre o deputado estadual Anderson Moraes - secretário de Ciências e Tecnologia de Cláudio Castro (PL) -, o presidente do PL, deputado federal Altineu Côrtes, e o próprio governador. Quem assumirá a Faetec, no lugar de Caroline, será o ex-secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

A HISTÓRIA DE AYANA

O projeto “A História de Ayana” ocorre, desde o último dia 24, em Niterói, com leituras dramatizadas gratuitas do livro sobre uma menina negra com albinismo. Até 30 de outubro, serão, no total, cinco apresentações, realizadas em escolas públicas do município e, no dia 31, às 10h30, haverá uma sessão aberta ao público na Afac, com entrada gratuita, intérprete de Libras e audiodescrição.

CÃES-GUIAS

Cães-guias, quando acompanhados de pessoa com deficiência visual e animais de assistência emocional acompanhando seus tutores poderão entrar em quaisquer estabelecimentos de uso coletivo, públicos ou privados, além de transporte público coletivo. É o que consta na lei sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 25.

ETARISMO

Outra lei sancionada por Castro e publicada na sexta-feira, 25, no DO, diz que as empresas de grande porte sediadas no estado poderão oferecer aos funcionários, anualmente, palestra sobre o tema “Etarismo”. Os objetivos são a conscientização e prevenção à discriminação e preconceito em razão da idade de uma pessoa. São consideradas empresas de grande porte as que têm número de trabalhadores superior a 100. Para cumprimento da l ei, as empresas poderão firmar convênio com universidades públicas e organizações da sociedade civil.

FISCALIZAÇÃO ELEITORAL

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) acompanhará neste domingo, 27, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ), da Ouvidoria e das Promotorias Eleitorais, o segundo turno da eleição municipal, que acontece nos municípios de Niterói e Petrópolis. A população poderá denunciar possíveis ilícitos por meio de um canal da Ouvidoria criado especificamente para a eleição, que está disponível no portal oficial do MP e pelo telefone 127, que estará disponível durante todo o horário de votações, entre 8h e 17h.

FOLGA EM MARICÁ

Os servidores públicos municipais de Maricá terão um fim de semana prolongado. A prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas na segunda-feira, 28, devido ao Dia do Servidor Público, conforme decreto publicado no último dia 14 no Jornal Oficial de Maricá. Os servidores retornam ao trabalho na próxima terça-feira, 29, a partir das 8h. O expediente será normal nos setores cujas atividades não possam ser suspensas em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público. Como a emergência do Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro), a UPA 24h de Inoã e o Posto de Saúde Santa Rita 24 de Itaipuaçu, além dos plantões da Defesa Civil e da Guarda Municipal e os serviços de coleta de lixo.

EXÉRCITO DE ESQUERDA

As eleições presidenciais são só daqui a dois anos, mas o deputado federal André Janones (Avante-MG), resolveu se antecipar e montar um “exército de esquerda” para combater a extrema direita na sucessão presidencial. “Não vou esperar a desgraça acontecer para depois ficar lamentando aqui. Decidi agir com o que sei de comunicação de redes, em favor do governo (por conta própria). Quem estiver afim de participar, clique aqui e deixa no comentário que eu vou seguir  de volta e fazer contato”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais.

ÕNIBUS EM RIO BONITO

O município de Rio Bonito vai ganhar mais duas linhas intermunicipais de ônibus: a “Palmital – Rio Bonito” e “Boa Esperança – Saquarema”, ambas dentro da linha regular B100 (Rio Bonito-Saquarema). A novidade foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira, 24.  A inclusão levou em conta estudos técnicos de demanda realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e possibilita uma maior flexibilidade para o serviço, oferecendo tarifas ajustadas aos passageiros.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas