Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 2 de outubro de 2024
PAINEL
PAINEL: 2 de outubro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 02 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

CÁRMEN LÚCIA PEDE QUE ELEITORES  COMPAREÇAM ÀS URNAS NO DOMINGO

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, conclamou os eleitores a participarem do primeiro turno das eleições municipais no próximo domingo (6), quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Durante a sessão da Primeira Turma do Supremo, a ministra reforçou a importância do voto para a democracia e a cidadania.

"Compareçam, votem. O voto é necessário, o voto é sua expressão de cidadania ativa, participante. Isso é necessário para que a gente continue a ter a instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes", afirmou.

O primeiro turno das eleições será no domingo (6). Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar.

Pelas regras eleitorais, somente cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos à prefeitura não alcançarem maioria dos votos (metade mais um) no primeiro turno, podem ter disputa para o segundo turno, que está marcado para 27 de outubro.

Não há segundo turno para a disputa dos cargos de vereadores. De acordo com o TSE, 103 dos 5.569 municípios do país podem ter segundo turno.

BRIGA DE FOICE

Alexandra Ramagem (PL) vem batendo na tecla da segurança pública, para tentar ir ao segundo turno. Para tal, ele reafirmou, nesta terça (1º), que Eduardo Paes (PSD) não cumpriu promessas da campanha eleitoral anterior e não teria argumentos para implementar “novas propostas”. 

De outro lado, Paes reafirma que o grupo de Ramagem está no comando da Segurança Pública do estado, que, na avaliação do atual prefeito, nada faz.

TRIPÉ DA SEGURANÇA

Outra candidata que vem abordando possíveis soluções para o problema da segurança pública no Rio é Carol Sponza (Novo). Em recente entrevista à imprensa, ela disse que tem um "tripé de segurança", que passa por armar e treinar a Guarda Municipal; investir em câmeras de segurança e inteligência artificial; além de asfixiar as fontes de receita do crime, como o pagamento de botijão de gás, por parte da população, para a milícia, por exemplo.

CONTRADIÇÕES

Já o prefeito Eduardo Paes (PSD) apontou, nesta terça (1º) uma possível hipocrisia de Ramagem, ao questionar a "passarela para a Madonna", em contraposição à implementação de creches, no Rio. Paes disse que, além das 50 mil vagas atuais de seus governos, pretende implementar outras 13 mil, no próximo. “Seu padrinho, Cláudio Castro, também patrocinou o show (de Madonna), no mesmo valor da prefeitura. Você questionou o investimento dele em segurança? Vamos seguir trabalhando. E vamos ter U2 em Copacabana. Só não vale criticar e pedir área VIP, como você fez no Rock in Rio”, provocou Paes, ao mostrar foto recente de Ramagem e sua vice, Índia Armelau, na Cidade do Rock.  

LINHA AQUAVIÁRIA

Um dos gargalos no trânsito de Niterói é o do acesso à Ilha da Conceição, que só tem uma via de mão dupla. Nos horários do rush sempre engarrafa e reflete no entorno. Para resolver esse problema, o prefeitável do Podemos, Bruno Lessa, promete criar uma linha aquaviária ligando o bairro ao Centro. A proposta está dentro do Plano de Mobilidade Urbana, que ele pretende fazer. Outra ideia é estudar a viabilidade de construção de alça viária ligando Pendotiba, a partir da Estrada Washington Luiz, ao acesso à Ponte Rio-Niterói, passando por Caramujo, Morro do Castro (RJ 100), Tenente Jardim e desembocando na Avenida do Contorno. Também pensa em fazer um túnel ligando Santa Rosa a São Lourenço, facilitando o acesso à Ponte.

CEASA

Após incêndio que atingiu a unidade da Ceasa de São Gonçalo, no bairro do Colubandê, em 25 de agosto, os feirantes ainda lutam para se recuperar do prejuízo. Nesta terça-feira, 1º de outubro, eles receberam a visita da prefeitável do Mobiliza, Viviane Carvalho, que esteve em cada box. Ela prometeu apoio à categoria.

EM ITABORAÍ

Na reta final, nada como pedir ajuda divina para ganhar a eleição. Na última segunda-feira, 30, o prefeito Marcelo Delaroli (PL), que tenta a reeleição, tomou um café com pastores evangélicos da cidade. Segundo ele, o município tem sido transformado nos últimos quatro anos, porque teve apoio dos céus. Enquanto isso, Dias do PT quer aproveitar o Gaslub (antigo Comperj) para alavancar o desenvolvimento de Itaboraí.

LINHA 3 DO METRÔ

Prometida há mais de 10 anos por vários candidatos a governador e até pela então presidente Dilma Rousseff, a Linha 3 do Metrô virou quase uma lenda urbana. Em São Gonçalo, o candidato do PSOL a prefeito, Professor Josemar, pretende lutar para trazer o modal até o município, que depende de verba estadual e federal. Outra promessa do psolista é trazer uma linha de barcas para a cidade.

GABINETE NA RUA

Nada de ficar dentro de uma sala com ar condicionado. A candidata do Novo a prefeita de São Gonçalo, Jaqueline Pedroza, prometeu que, se eleita, vai instalar um gabinete na rua, para melhor atender a população. “Ouvir a população e ser ouvida é a  melhor forma de fazermos uma gestão que entregue o que o cidadão precisa”. Com temperaturas cada vez mais altas e a violência na cidade, vai ser algo complicado.

EMPURRÃO PETISTA

Nesta terça (1°), Dia do Idoso, W ashington Quaquá (PT) exaltou o projeto Casa da Terceira Idade, de sua gestão como prefeito em Maricá. De acordo com o candidato, mais de sete mil idosos foram atendidos pelo programa. Durante o evento de apoio a Eduardo Paes, na segunda (1º), Quaquá disse que quer levar para o Rio programas como a moeda social Mumbuca e a experiência do empreendedorismo de favela. “Eduardo Paes é a escolha certa para barrar o bolsonarismo no Rio de Janeiro, já no primeiro turno”, disse o ex-prefeito maricaense.

GRAVES ACUSAÇÕES

Ao pedir voto para a sua candidatura, nesta terça (19), o oposicionista Fabinho Sapo (PL) acusou o PT de ter "uma forte ligação com o Comando Vermelho". "Não é um partido, é uma facção criminosa", apontou.

COM FÉ

Por suas posições em favor da população LGBT, da descriminalização do aborto e das drogas, a candidata do PSOL a prefeita de Niterói, Talíria Petrone, afugenta o eleitorado evangélico, refratário a estas pautas. Nos últimos dias, a psolista ganhou a benção da pastora Mônica Silva, da Assembleia de Deus Central, no bairro de Tenente Jardim e o apoio da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que é da Assembleia de Deus em Brasília. Marina pediu votos à candidata em vídeo.  A prefeitável ganhou apoio ainda das atrizes Júlia Lemmertz, Paula Burlamaqui e Bruna Mascarenhas, além dos músicos Edu Krieger e Natalia Voss e os escritores Frei Betto e Manuela D’Ávila.

ASFALTO NO CAJUEIRO

Em tom de prestação de contas, o prefeito Leandro Peixe (Solidariedade) destacou, nesta terça (1º), o depoimento de moradores do bairro Cajueiro, que ganhou pavimentação nova, durante seu governo. 

Ele luta para manter o mandato, mas vem sendo seguido de perto, em intenções de votos, por Marcos Abrahão (União Brasil) e Uiltinho Delaroli (PL).

‘É CANDIDATA, SIM’

Solange Almeida (Agir) fez questão de reafirmar que "é candidata, sim", ao convidar os eleitores a participarem do primeiro e único comício de sua candidatura, a ser realizado nesta quarta (2), na Praça Cruzeiro, em frente ao Bar de Dodo, às 19h.

A PLENO VAPOR

Apesar da campanha eleitoral, a Câmara Municipal de Niterói continua trabalhando. Uma sessão plenária realizada nesta terça (1º) aprovou, em primeira discussão o Projeto de Lei 192/2024, que autoriza o governo a instituir a obrigatoriedade de oferecer serviços de fisioterapia na rede pública de saúde do município. Já em segunda, foi aprovado o Projeto de Lei 124/2024, que dispõe sobre a distribuição das sobras de recursos de 2024 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação entre os servidores em efetivo exercício no Magistério da Educação Básica, incluindo docentes e outros profissionais de suporte pedagógico.

POLO  TECNOLÓGICO

Já o prefeitável do PL, Carlos Jordy, quer criar um polo tecnológico, com direito a incentivos fiscais e tributários, a ser erguido na Zona Leste, próximo à RJ 104. O objetivo é também criar novo eixo de trânsito na cidade, aliviando o Centro e à Zona Sul.

PRUDÊNCIA E CANJA DE GALINHA

Apesar de confiante de que vai realmente ganhar as eleições no próximo domingo (6), Marcos Abrahão (União) alertou seus eleitores, no sentido de não darem ouvidos aos opositores. "Eles vão intensificar os ataques. Controlem-se e se mantenham. Eles estão procurando alguma coisa para desestabilizar a população de Rio Bonito. Falta pouco", sublinhou.

NO ATAQUE

Faltando poucos dias para as eleições, o prefeitável do PT em São Gonçalo, Dimas Gadelha, parte com tudo para cima do prefeito Capitão Nelson (PL), que tenta a reeleição. 
Citou reportagens na imprensa sobre longas filas no Sistema de Regulação no município, investigação da Polícia Federal sobre desvio de verba de R$ 10 milhões da saúde, entre outros escândalos.

Relacionadas