Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 12 de outubro de 2024
PAINEL
PAINEL: 12 de outubro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 12 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Rodrigo Neves posa ao lado de Lula. Foto: Reprodução

HORÁRIO ELEITORAL

O horário eleitoral gratuito, nas duas cidades do estado que contam com uma disputa de segundo turno - Niterói e Petrópolis - começaram nesta sexta-feira (11).

São mantidos os horários da transmissão previstos no primeiro turno para a propaganda em rede: a TV Brasil veiculará a propaganda em Niterói, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Não há, entretanto, veiculação de propaganda em televisão para Petrópolis.

No rádio, serão transmitidas as propagandas locais, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. A veiculação - de TV e rádio - deve ser diária, de segunda a sábado, até 25 de outubro: dois dias antes das eleições.

Em Niterói, concorrem Rodrigo Neves (PDT), que obteve 48,47% (136.064 votos), e Carlos Jordy (PL), 35,59% (99.920 votos).

Já em Petrópolis os candidatos da segunda rodada eleitoral são Hingo Hammes (PP), que angariou 49,96% (78.734 votos), e Yuri (PSOL), que conquistou 17,77% (28.001 votos).

SÁBADO GOURMET

A Aliança Francesa de Niterói realizará, no próximo dia 19, um Sábado Gourmet, em sua sede, na Rua Lopes Trovão, 52, em Icaraí. Na ocasião, a escola de idiomas receberá o chef Evandro, que preparará, na hora, crepes franceses, que são uma verdadeira tradição na França.

RODRIGO NEVES E LULA

Rodrigo Neves (PDT) esteve, na quinta (10), em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na bagagem, o candidato à Prefeitura de Niterói trouxe um possível pacote de parcerias, a ser executado com o governo federal e a cidade, caso Rodrigo seja eleito no próximo dia 27. Entre as propostas, estão a implantação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que vai entrecortar todo o município. De acordo com a assessoria do ex-prefeito, trata-se de "um projeto completo". Há também a possibilidade de se inaugurar uma unidade do IME (Instituto Militar de Engenharia), que é um centro de formação, a ser instalado no Centro da cidade. A ideia é transformar essa região num hub de tecnologia, com potencial de atrair empresas e investimentos.

LESSA COM CASTRO E JORDY

Quando vereador, entre 2013 e 2016, o ex-tucano Bruno Lessa (hoje no Podemos) foi um ferrenho opositor do então prefeito Rodrigo Neves (PDT). Vale lembrar, também, que, até "ontem", Lessa atuou como assessor especial do governador Cláudio Castro (PL) e foi um dos que engrossaram, nestas eleições municipais, o coro da direita moderada, civilizada e propositiva. Quarto colocado na disputa do primeiro turno em Niterói, a tendência é que o ex-funcionário de Castro apoie o bolsonarista Carlos Jordy (PL), nos próximos dias.

O FATOR PAULO EDUARDO

Historicamente, o vereador Paulo Eduardo Gomes, o PEG (PSOL), segue sendo o mais votado da esquerda de Niterói. Ainda no PT - antes portanto de 2004, quando o PSOL foi fundado -, ele obteve, na eleição de 2000, 6.600 votos. É também o mais votado da história do próprio PSOL, quando, em 2012, conquistou 8.011 votos. De acordo com um psolista de alta constelação, se, neste ano, a sigla tivesse investido mais na candidatura de PEG, ele poderia ser o candidato a disputar a maior votação da cidade com o bolsonarista Douglas Gomes (PL). A votação do candidato a vereador Túlio Motta, o Professor Túlio - prioritário dentro do partido -, alcançou, apenas, o mesmo patamar da obtida por Paulo Eduardo, em 2000: também similar ao que o falecido Renatinho do PSOL obteve, como segundo mais votado do município, em 2012. Na ocasião, 6.304 niteroienses escolheram o saudoso Renatinho como vereador, que presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, entre 2013 e 2016. Especula-se, nos bastidores, que PEG, com sua longa experiência política, poderá colaborar como chefe de gabinete de Túlio ou Benny Briolly. A ver.     

CRAQUES DA BOLA E DA CIDADANIA

No Mês das Crianças, não há melhor jogada do que reunir meninos e meninas para se divertirem dentro das quatro linhas. E, quando a diversão dribla as barreiras e se alia à educação, o placar fica ainda mais interessante. Essa é a premissa do Projeto Futebol de Rua Pela Educação, que reúne 80 alunos, de 7 a 14 anos, no Salgueiro, em São Gonçalo. Com o patrocínio da Águas do Rio e do Instituto Aegea, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto dá um verdadeiro "chapéu" nas dificuldades e cria oportunidades para a garotada.  

PT NEUTRO EM PETRÓPOLIS

Diferentemente de Niterói, onde o PSOL apoia, no segundo turno, Rodrigo Neves - cuja coligação reuniu, no primeiro turno, partidos como PDT, PT, PC do B, PV, entre outros -, em Petrópolis, a banda não toca do mesmo jeito. Em nota divulgada na última quinta (10), a Executiva Municipal do PT apregoou, na prática, neutralidade, na disputa do segundo turno da cidade serrana. De um lado, está o favorito – segundo as pesquisas - Hingo Hames (PP), que já posou em "foto com um membro do clã Bolsonaro"; de outro, Yuri Moura (PSOL), que, apesar de ter "um viés ideológico mais próximo ao PT" e "caminhar no mesmo campo" (...), "deixou um passivo de quando foi presidente do PT que ultrapassa os 200 mil reais".

PRAZO PARA JUSTIFICAR

Quem não votou no 1º turno das eleições deste ano nem conseguiu justificar a ausência no dia da votação, tem até o dia 5 de dezembro para apresentar a justificativa. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos Portais da Justiça Eleitoral. Junto com o pedido é preciso anexar, obrigatoriamente, documentos que  comprovem a impossibilidade do voto, como bilhetes de passagens, cartões de embarque, atestado médico, entre outros. Se o eleitor não puder acessar as ferramentas de justificativa on-line, deve ir a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor do estado e entregar o requerimento com a documentação.

CONSEQUÊNCIAS

O eleitor que não apresentar a justificativa no prazo, deverá pagar uma multa. Se esta não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar as multas devidas.

ELEITOR NO EXTERIOR

Os eleitores estiveram no exterior no último domingo, 6, têm prazo de até 30 dias após a data de retorno ao Brasil para apresentar a justificativa, junto com os documentos que comprovem o não comparecimento às urnas.

SANEAMENTO BÁSICO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) vai promover no próximo dia 15, às 10h, o webinário “Balanço dos primeiros anos do Novo Marco Legal do Saneamento nos Municípios Fluminenses”. Uma realização da Escola de Contas e Gestão da instituição. O evento será transmitido ao vivo pelo canal ECG no You Tube e contará com palestras de auditores do órgão especializados em saneamento. A auditora do TCE-RJ Fernanda Greco Laureano, mestre em Direito com ênfase em políticas públicas, vai mediar o webinário. Para se inscrever e assistir, basta acessar o link: https://www.tcerj.tc.br/portalecg/pagina/cursos?curso=2688

CENTROS DE TRATAMENTO

De volta de Brasília (DF) onde gravou vídeos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que este apoia a sua candidatura a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) voltou a Niterói e anunciou que pretende, se eleito, centros de tratamento para dependentes químicos que vivem nas ruas da cidade. Para as demais pessoas em situação de rua, que estão desempregadas, ele anunciou que fará ações integradas em assistência social, ordem e saúde.

MÃES ATÍPICAS

Enquanto isso, o prefeitável do PL, Carlos Jordy, disse que a Prefeitura de Niterói retirou do programa Moeda Social Arariboia várias mães atípicas (que têm filho autista). Ele prometeu rever os casos, caso seja eleito e ampliar o benefício.

ALCKMIN NO RIO

A posse do empresário Luiz Césio Caetano como presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), nesta segunda-feira, 14, às 16 horas, contará com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O evento será no espaço Vivo Rio, na Avenida Infante Dom Henrique, 85, no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Luiz Césio foi eleito para o cargo em 19 de agosto para um mandato de quatro anos.
 

Relacionadas