Assinante
A Tabela Diferenciada do Programa Fila Zero na Saúde em Niterói foi finalmente divulgada na quarta-feira, 09. Ela foi instituída para efeito de complementação financeira dos valores fixados na Tabela SUS Nacional, para remuneração de exames, consultas e demais procedimentos a serem prestados por unidades de saúde privadas que atendam pacientes do SUS no município.
Entre os exames contemplados, estão o eletroencefalograma, ressonância magnética de vários órgãos, ultrassonografia e outros. Entre os atendimentos, terapia individual, biópsias, fisioterapia e outros.
ÁRVORE PARA JULIANA MARINS
Além de dar o nome ao Mirante da Praia do Sossego, na Região Oceânica, Juliana Marins, a niteroiense que morreu ao cair de uma trilha do vulcão Rinjani, na Indonéia, no último dia 21, poderá receber mais uma homenagem em Niterói. Uma árvore deverá ser plantada na Praça Arariboia, no Centro, e instalada uma placa com o nome da montanhista.
A ideia foi proposta pela vereadora Benny Briolly (PSOL), que apresentou uma indicação à prefeitura com a homenagem. Segundo a parlamentar, a árvore representa vida, resistência e memória. A escolha pelo local é por ser um espaço simbólico e de grande circulação na cidade.
CONFERÊNCIA DAS MULHERES
Nos próximos dias 19 e 20 deste mês, Niterói vai promover a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento será aberto ao público e realizado no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no bloco P do campus Gragoatá, em São Domingos. Em ambos os dias, haverá programação das 9h às 17h.
O evento terá os seguintes eixos temáticos: “Enfrentamento às violências contra meninas e mulheres”; “Políticas étnico-raciais e diversidade”; “Autonomia econômica das mulheres”;“Saúde materna e bem-estar” e “Representatividade nas esferas de poder”.
CORREIOS E OS LOJISTAS
Os Correios estão com inscrições abertas para lojistas do estado que querem ser pontos de coletas para encomendas nacionais. Lotéricas, farmácias, papelarias, lojas de conveniência ou qualquer outro estabelecimento que atue no varejo com atividade compatível à exigida poderão ser credenciados. Para se cadastrar, o comerciante interessado precisa preencher um formulárioe atender aos requisitos do órgão
O chamamento público para credenciamento está disponível em 39 municípios do estado, entre os quais Armação dos Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Maricá, Niterói, São Gonçalo e Saquarema.
COMBATE À INTERNET CLANDESTINA
Graças à parceria feita em março deste ano, entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi elaborado plano de ação, que tem como alvo os provedores de internet que atuam de forma clandestina, sem autorização da agência reguladora.
A exploração dos serviços de internet representa hoje um dos braços financeiros mais lucrativos das organizações criminosas, dados do Governo do Estado apontam que 80% das empresas que atuam em comunidades estão sob o controle ou associadas ao crime organizado.
CAMPOS SEM REPASSE
Alegando falta de repasse do Governo do Estado à saúde do município, o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PP), resolveu devolver as pactuações de atendimentos a todas as cidades da região, inclusive da emergência vermelha.
A cobrança por repasses do Estado para a saúde vem sendo feita desde o último dia 15 de junho. O município recebeu R$ 20 milhões em 2024 e de janeiro até agora, nada. A revogação do apoio financeiro a Campos foi feita durante o período em que o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, foi governador interino. Wladimir já tinha dito que não o apoiaria em 2026.
O RETORNO DE WITZEL
Quatro anos depois de ter sido afastado do cargo de governador por impeachment, Wilson Witzel está de volta à política. Ele anunciou na quarta-feira, 09, que vai se filiar ao PSDB para, em 2026, disputar o Palácio Guanabara. Agora, tenta convence os tucanos da viabilidade de sua candidatura.
A direção tucana já disse que a legenda terá uma candidatura própria ao Governo do Estado. Só não bateu o martelo ainda no nome de Witzel. Eleito em 2018 para um mandato de quatro anos, iniciou a gestão em janeiro de 2019 e foi afastado em abril de 2021 devido à denúncias de corrupção.
SEM COBRANÇAS EXTRAS
A partir de agora, as concessionárias de serviços públicos do estado estão proibidas de cobrarem por serviços ou produtos estranhos aos contratos de concessão nas faturas mensais de consumo dos clientes. A não ser que estes tenham dado prévia autorização. É o que determina lei sancionada pelo governador Cláudio Castro.
APOSENTADORIA DE CASTRO
Falando no Chefe do Executivo fluminense, ele está sendo pressionado por aliados a renunciar ao cargo em outubro deste ano, quando o prazo é em abril de 2026. Isso para que o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), seu escolhido para disputar a sucessão estadual, investido no cargo de governador, tenha tempo para se fazer conhecido do eleitorado e Castro se dedicar à disputa pelo Senado.
Porém, o governador ainda não conseguiu o apoio da família Bolsonaro para tentar uma vaga de senador.
EM DEFESA DAS MULHERES
Pela prevenção e no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres foi lançado na quarta-feira, 09, o programa Nós + Seguras. Uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a ONG Serenas, para transformar as escolas da rede estadual em espaços mais seguros, acolhedores e comprometidos com a proteção e os direitos das jovens.
A proposta integra ações formativas com profissionais da educação e da saúde, rodas de conversa com estudantes e metodologias acessíveis para a abordagem do tema no cotidiano escolar.