Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 1° de novembro de 2024
PAINEL
PAINEL: 1° de novembro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 01 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

RODRIGO E CASTRO DIALOGAM POR NITERÓI

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), esteve, nesta quinta-feira (31) - na condição de representante da Frente Nacional de Prefeitos -, na reunião do presidente Lula com os governadores. Na ordem do dia, a apresentação da PEC da Segurança Pública. Rodrigo se reuniu, também, com o governador Cláudio Castro (PL) para "tratar de assuntos de nossa cidade". "Para além das divergências políticas, após a eleição, é muito importante a cooperação com os governos estadual e federal para fazer Niterói avançar. Maturidade, equilíbrio e diálogo são indispensáveis para uma boa administração", pontuou.

OPERAÇÃO ENEM

A Enel elaborou um plano especial de operação para assegurar a continuidade do fornecimento de energia durante o Enem 2024. Neste domingo (3) e no próximo (10), a distribuidora terá um esquema especial reforçado para atender os 292 locais de prova dos seus 66 municípios de atuação no estado.

ORÇAMENTO GORDO EM MARICÁ

Em Maricá, o prefeito eleito Washington Quaquá (PT) poderá contar, em seu primeiro ano de mandato, com um orçamento de R$ 7 bilhões. Comparativamente ao último ano de sua gestão, 2016, trata-se de um valor dez vezes maior. A maioria dos recursos são dos royalties do petróleo: a cidade de cerca de 200 mil habitantes é a mais beneficiada do estado.

NOVOS QUADROS DO TEATRO NITEROIENSE

Criada há 39 anos, a Atacen (Associação dos Trabalhadores de Artes Cênicas de Niterói) contará com uma nova diretoria, a partir de segunda-feira (4). A solenidade de posse será no plenário da Câmara Municipal, às 18h30, durante sessão plenária presidida pelo vereador Luiz Carlos Gallo de Freitas (Cidadania).  Na ocasião, será homenageado in memorian o diretor e ator Sohail Saud, que foi o primeiro presidente da Atacen e uma das personalidades que mais incentivaram o teatro na cidade. Foi durante anos diretor dos Teatros Municipal e Leopoldo Fróes, além de ter organizado vários festivais. A Atacen será composta pelo presidente Ricardo Sanfer; o vice, Guga Gallo; a 1ª secretária, Ana Beatriz de Paula; a 2ª, Sandra Nunes; e o secretário de Comunicação Mário Sousa.

PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS E AOS CATADORES

A Alerj aprovou, em segunda discussão - definitivamente -, nesta quinta-feira (31), dois Projetos de Lei (PL). O da deputada Tia Ju (Republicanos) complementa a legislação em vigor sobre a implementação do "botão do pânico", nas escolas estaduais - Lei 8.421/19. Catadores de materiais recicláveis também poderão ser beneficiados no estado, com o reconhecimento deles como realizadores de atividades de baixo risco. O objetivo é que estes profissionais não tenham que emitir qualquer ato público de liberação, diminuindo a burocracia. É o que determina o PL de Carlos Minc (PSB), também aprovado, em definitivo, pelos deputados estaduais. As medidas seguem para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

DEMOCRACIA DIGITAL

Nas residências em áreas urbanas do Brasil, 85% têm acesso à internet. Nas rurais, o índice é de 74%. Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

CÂMARA DE NITERÓI PODE MUDAR DE SEDE

O vereador Andrigo (PDT), líder do Governo na Câmara Municipal de Niterói, sugeriu em sessão plenária na última quarta-feira, 30, que o legislativo poderá mudar de local. “Esse prédio, administrativamente não funciona mais. A gente precisa dar dignidade igualitária para cada um. Esse prédio pode virar um museu”, sugeriu o parlamentar. Os vereadores lembraram do interesse da prefeitura no prédio da Enel, perto da Concha Acústica, no Centro. Seria também um lugar para abrigar a sede do parlamento niteroiense. A Câmara funciona no prédio atual desde 1975, quando houve a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Até então, ali era a sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Já o legislativo niteroiense funcionava onde hoje é a Fundação Municipal de Niterói, no Jardim São João.

LIVRO DOS HERÓIS

Os antigos Camisas Negras do Clube de Regatas Vasco da Gama, que lutaram contra o racismo no começo do século XX (o clube foi pioneiro no país em admitir jogadores de futebol negros e pobres), vai entrar para o Livro de Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro. Graças à lei sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 31. Ela é de autoria da deputada estadual Martha Rocha (PDT). O livro se encontra nas dependências do Palácio Tiradentes, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

MEIA ENTRADA

As produtoras de eventos artístico-culturais e esportivos a venderem ingressos de meia entrada dividindo-os por categorias de beneficiários que possuam tal direito assegurado por lei. A proibição fica estendida às empresas que realizam a comercialização de ingressos de forma presencial e em meio digital. Estão fora do alcance da lei os ingressos destinados a pessoas com deficiência que precisem de localização específica na plateia, ficando condicionados à lotação de tal espaço. A medida consta da lei sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira, 31.

MUDANÇA NO TURISMO

O deputado estadual Gustavo Tutuca deixou o cargo de secretário de Estado de Turismo. Ele retoma o seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Para o seu lugar na pasta, foi designado o chefe de gabinete Lucas Augusto Faria Alves, interinamente.  A mudança foi publicada nesta quinta-feira, 31 no DO do Estado.
 

Relacionadas