Assinante
Nesta quarta-feira (9) acontece no centro de Niterói, a Expofibro, promovida pela AFAPNIT (Associação de Pessoas com Fibromialgia, Amigos e Parentes de Niterói). O calçadão entre o Shopping Bay Market e o McDonald’s será, uma vez por mês, palco de um espaço acolhedor, acessível e voltado à inclusão produtiva de pessoas com fibromialgia, outras deficiências e mães atípicas.
O evento acontecerá mensalmente, sempre na segunda quarta-feira do mês, das 10h às 18h, com barracas de artesanato, produtos diversos e serviços, além de atrações culturais, espaço de autocuidado e um bazar solidário. A feira também se destaca por incluir a Tenda Lilás, espaço reservado para descanso e acolhimento de expositores que estiverem em crise de dor ou fadiga, uma realidade comum para quem convive com fibromialgia.
“Depois de muitos anos de luta e superação enquanto pessoas com fibromialgia, conquistamos um marco histórico em nosso município: estamos realizando a primeira Feira Inclusiva, um espaço criado por nós, para nós, onde mostramos nossa força, promovemos o empreendedorismo e ampliamos a conscientização sobre a importância do respeito, da acessibilidade e da valorização das nossas vivências”, destaca Regina Bittencourt, integrante da AFAPNIT.
A fibromialgia é uma condição crônica que atinge milhões de brasileiros, com sintomas como dores musculares generalizadas, fadiga extrema, distúrbios de sono e dificuldades cognitivas. Invisível aos olhos, ela é frequentemente desacreditada por profissionais de saúde, empregadores e até familiares — o que acarreta exclusão e estigma social.
“É um espaço para declarar nossa produtividade, nossa capacidade de gerar renda e nossa aptidão para movimentar a economia. Neste espaço deixamos claro que o que precisamos é da oportunidade, com as adaptações necessárias, para que isso aconteça. A EXPOFIBRO é também um espaço crucial para a disseminação do conhecimento sobre a fibromialgia. É um lugar para afirmar que nossa dor existe e é real — uma dor invisível, sim, mas nós mesmos não somos invisíveis. Além da fibromialgia, nosso projeto também acolhe outras deficiências e mães atípicas, ambas participantes da AFAPNIT”, reforça Wilza Silva, também integrante da associação.
A feira acontece dias após a aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei 3010/2019, que reconhece a fibromialgia como condição equiparada à deficiência. A proposta, que segue para sanção presidencial, prevê acesso a políticas públicas específicas como cotas, benefícios sociais e campanhas educativas. A iniciativa da AFAPNIT antecipa, na prática, as diretrizes dessa nova legislação, dando forma local a uma pauta nacional.
Calendário da EXPOFIRO – 2025:
9 de julho (inauguração)
13 de agosto
10 de setembro
8 de outubro
12 de novembro
10 de dezembro
Local: Calçadão entre o Bay Market e o McDonald’s – Centro de Niterói
Horário: Das 10h às 18h