Imagem Principal
Imagem
Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói deixará a Baia de Guanabara
Após dois anos, o navio São Luiz será rebocado do Porto do Rio, e segue em direção à Turquia após venda em leilão
Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói deixará a Baia de Guanabara
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 10 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Momento do acidente na Ponte Rio-Niterói em 2022 - Foto: Reprodução

Após quase dois anos atracado no Porto do Rio, o navio São Luiz, famoso por colidir com a Ponte Rio-Niterói em novembro de 2022, finalmente será rebocado. A operação, coordenada pela PortosRio e pela Praticagem-RJ, ocorre nesta sexta-feira (11), e envolve quatro rebocadores. O tráfego no canal de acesso ao porto será temporariamente interrompido. 

Rebatizado como NM Luiz, o graneleiro foi vendido por R$ 6,2 milhões em leilão para o armador turco Rota Shipping, e será levado para a Turquia. 

O navio, ancorado desde 2016 e sem tripulação desde 2018, enfrentava um impasse jurídico entre sua antiga proprietária, Navegação Mansur, e seus credores, o que o manteve parado por anos.

Navio São Luiz - Foto: Divulgação

A operação de remoção inclui ainda o pagamento de despesas acumuladas no período em que o navio esteve atracado. A antiga proprietária será responsabilizada pelos custos anteriores à venda, enquanto os novos proprietários, Rota Shipping, assumirão os gastos após a aquisição.

Além dos desafios financeiros e jurídicos, o navio gerou preocupações ambientais ao despejar óleo e ferrugem na Baía de Guanabara, afetando a biodiversidade local. O episódio também destacou o problema dos navios abandonados na região e suas implicações para a gestão portuária e o meio ambiente.

O NM Luiz ganhou notoriedade ao colidir com um dos pilares da Ponte Rio-Niterói em novembro de 2022, causando pânico entre motoristas e bloqueando o tráfego por 17 horas.

Relacionadas