Imagem Principal
Imagem
Morre aos 93 anos, o ex-prefeito do Rio, Saturnino Braga
Ele estava internado desde a última sexta com pneumonia
Morre aos 93 anos, o ex-prefeito do Rio, Saturnino Braga
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 03 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (3), aos 93 anos, o ex-prefeito e ex-senador do Rio, Roberto Saturnino Braga. Ele estava internado no CTI Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, sob cuidados paliativos.

De acordo com a sua filha, Maria Adélia Saturnino, ele havia dado entrada na unidade hospitalar com um quadro de pneumonia.

História

Saturnino iniciou sua trajetória política em 1960, filiando-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele foi eleito deputado federal em 1962 e, posteriormente, senador pelo MDB entre 1975 e 1985. 

Em seguida, foi eleito o primeiro prefeito do Rio eleito de forma direta, em 1985, após a redemocratização do Brasil. Eleito pelo PDT com quase 40% dos votos, esteve à frente da prefeitura de 1986 a 1989.

Sua gestão foi marcada por conflitos, culminando na decretação de falência do município em 1988. Após deixar o PDT, Saturnino passou pelo PSB e PT, sendo vereador e retornando ao Senado em 1998.

Antes de assumir a vaga no senado, tornou-se secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, sob a gestão de Jorge Roberto Silveira entre 1997 e 1998. Além da política, Saturnino dedicou-se à literatura, tendo recebido o Prêmio Malba Tahan pela obra "Contos do Rio".

Niterói e demais autoridades em luto

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lamentou a morte de Saturnino. “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento de Saturnino Braga. Com uma trajetória política brilhante, ele foi o primeiro prefeito eleito da cidade do Rio após a redemocratização, em 1986. Além disso, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói entre 1997 e 1998, com grande contribuição para as políticas públicas do município. Minha solidariedade e carinho aos familiares e amigos”, ressaltou.

Já o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que Saturnino foi um dos homens "mais dedicados e corretos" da política carioca.

"Saturnino Bragado foi um dos mais dedicados e corretos homens públicos que a cidade do Rio de Janeiro já conheceu. Sua história em defesa da democracia, da liberdade e do povo mais pobre será sempre lembrada. É uma grande perda para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil. Meus sinceros agradecimentos por toda sua dedicação à nossa cidade. Que Deus possa confortar o coração de sua família e de seus amigos", declarou.

Viúvo, Saturnino deixa três filhos, Adélia, Bruno e Antônio Frederico. O velório será nesta sexta-feira (4) no Palácio da Cidade. O horário ainda não foi definido.

Relacionadas