Assinante
Maldosos vão dizer que a passagem de Liam Lawson pela Red Bull Racing foi mais rápida que o piloto na pista. O piloto neozelandês que fez a sua estreia pela RBR em 2025 perdeu sua vaga na equipe após apenas duas corridas. O japonês Yuki Tsunoda vai assumir o volante do RB21 para o Grande Prêmio do Japão, no dia 6 de abril.
Liam Lawson estreou na Fórmula 1 no meio do ano passado, assumindo a vaga de Daniel Ricciardo na Racing Bulls, uma espécie de equipe “B” da Red Bull na categoria. Em 2025, após a rescisão de contrato com Sérgio Perez, a RBR contratou Lawson para o segundo assento da equipe, ao lado do tetracampeão mundial Max Verstappen.
Porém, em seu primeiro ano como piloto titular desde o começo da temporada, Liam Lawson apresentou resultados muito ruins. Na primeira corrida do ano, na Austrália, ele não avançou nem para o Q2 no treino qualificatório, largando na 18ª posição e não conseguindo terminar a prova.
Já no segundo Grande Prêmio, na China, outro show de horrores. Liam Lawson largou na última colocação e terminou a corrida em 12º, novamente sem marcar nenhum ponto.
O desempenho de Lawson não está muito distante de outros calouros. Quatro dos seis ainda não pontuaram. Mas a questão é a expectativa que se criou em cima de Lawson por dirigir uma Red Bull. Bortoleto, Hadjar, e Doohan estão em carros de segundo e terceiro pelotão, não se esperava brigas no topo do grid para eles.
Outros calouros como Bearman e, principalmente, Kimi Antonelli, vem tendo desempenho melhores que Lawson.
A falta de paciência da Red Bull com novos pilotos não é novidade. Daniil Kvyat, Pierre Gasly e Alexander Albon já sofreram com o pavio curto de Christian Horner e Helmut Marko, mas nunca foi tão rápido assim. Lawson durou apenas duas corridas antes de ser sacado pela escuderia.
Segundo informações, a troca também pode ser fruto de uma pressão da Honda, fabricante japonesa do motor da Red Bull, para botar o piloto japonês Yuki Tsunoda, já no Grande Prêmio do Japão.
Fato é que a passagem de Liam Lawson chegou ao fim após duas corridas. O piloto neozelandês troca de lugar com Yuki Tsunoda e volta para a Racing Bulls enquanto o japonês será o novo companheiro de Max Verstappen.