Imagem Principal
Imagem
Mais de 75% dos cariocas pesquisam antes de comprar no mercado
Levantamento da ASSERJ mostrou que consumidores vão a mais de um mercado
Mais de 75% dos cariocas pesquisam antes de comprar no mercado
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 01 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento feito pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) apontou que mais de 75% dos cariocas pesquisam os preços antes de comprar nos supermercados. Segundo a pesquisa, 73,6%, fazem compras em mais de um mercado e com maior frequência dentro do mês.

Na hora de escolher o estabelecimento para encher o carrinho, o preço é o critério mais citado (29,3%), à frente de parâmetros como a comodidade da proximidade do mercado e até da qualidade dos produtos nas prateleiras, que aparecem empatados em 20% das citações.

O fato é que apenas 12,9% dos consumidores da capital fluminense abdicam da pesquisa de preços. Para a maioria esmagadora (75,6%), comparar os valores do produto é uma medida obrigatória antes de cada ida ao mercado, outros 11,5% mantém esse hábito ainda de forma esporádica.

A busca das melhores ofertas pode explicar também o fato das idas mais frequentes ao mercado durante o mês. A maior parte (34,7%) ainda vai três e quatro vezes às compras, enquanto outros 32,8% dizem que vão mais de seis vezes e 20,3% de cinco a seis vezes, o que dá mais de uma visita ao mercado por semana. Apenas 12,2% dos entrevistados relatam de uma a duas idas mensais aos supermercados, lembrando o antigo hábito das compras de mês nos períodos de inflação alta, pré-Real.

A pesquisa mostra ainda que os aplicativos ou cartões de fidelidade caíram no gosto do carioca: 85,6% dos entrevistados dizem que usam essas ferramentas em seu dia para economizar na conta.

Na avaliação do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, esse foi um dos dados mais surpreendentes: “Nos últimos anos, os supermercadistas viram e comprovaram o potencial dos cadastros de clientes, que além de disponibilizar ofertas, tem um potencial incrível de fidelização”, destaca Queiróz.

Quando perguntados pelos gastos com mantimentos, 36,7% dos cariocas revelaram deixar mais de R$ 1.500 por mês nos caixas dos supermercados, pouco menos de um terço (26,2%) contou desembolsar entre R$ 1.000 e R$1.499; outros 25,4% têm uma despesa mensal entre R$500 e R$ 999; e 11,7% de R$ 200 a R$ 499.


 

Relacionadas